CACHORRADA

CACHORRADA
AS VACAS GOSTAM

LEI CHICO DA PENHA

LEI CHICO DA PENHA
VIOLENCIA DOMESTICA

LIGEIRINHO NO TWITTER

Pinterest do Lija

A VIDA COMO ELA É

A VIDA COMO ELA É

Translate

Saturday, October 18, 2008

O PRINCÍPIO DE TUDO...era só uma brincadeirinha

UNIFICAÇÃO JÁ....Assim nós bateriamos em nós mesmos,não é justo?



Para Hélio Bicudo, confronto entre polícias reacende debate sobre unificação...li na folha, ou no uol, sei lá...e agora ou nunca.
UNIFICAÇÃO : Ou não...

Na foto a esquerda...Serra consulta as bases...Para uma possível Unificação..Clique na foto a direita para aumentar e ver melhor os aproveitadores de plantão.

Inexorável tempo/horário de verão Acertem os seus relógios...


Inexorável tempo/horário de verão
Acertem os seus relógios...


Quanto mais cedo eu começo as minhas coisas, mais tempo eu perco.
Eu bem sei que não gosto de relógio, na verdade eu os detesto Acho que... Não sou eu que não gosto das horas... Elas é que não gostam de mim!
Todos nós desperdiçamos grande parte da nossa vida tentando e alguns até que conseguem... acompanhar os malditos ponteiros do relógio. Se bem que a maioria dos atuais são digitais, mas a pressa é a mesma, sempre o implacável tic taquear nos perseguindo desde os primeiros raios de sol.
Pois quando acordamos, na verdade somos acordados pelo tilintar do despertador, seja ele elétrico rádio relógio, analógico digital... De corda ou outro.
O fato é que os minutos nos perseguem desde manhã até o entardecer.
O tempo é inexorável o tempo é apressado e só pensa em galgar o último minuto do dia para de novo o recomeçar.
Numa constante a deixar-nos com um grande respeito pelo método de tudo a ser feito, terá que ser no tempo certo, tudo aprazado, tudo com hora marcada, aliás, nos dias de hoje os minutos é quem são os marcados... Estarei ai ás 17 e 47 e 32... E podem apostar, sempre tem um que chega no horário.
Ainda bem que o horário de verão já se aproxima, só assim para darmos um nó no tempo e por isso tentamos arrumar um modo de acorrer aos amigos, e dar mais atenção aos queridos familiares, mas tem hora que... (olha ele ai, o tempo), mas vá lá tem hora que temos vontade de arrancar os ponteiros do maldito relógio.
Pensava em passar estes dias aqui no meio do mato, sem as modernidades da vida tecnológica, sem telefones que pegam em qualquer lugar, radinhos de pilha, note book nem pensar, pensava só em passar estes dias isolados de tudo e de todos sem notícias, sem eira e nem beira.
Sabemos-nos que o tempo apesar de ser inexorável... Ele só se acumula quando tem que ir somando os segundos, para fazer os minutos, que somados aos minutos se fazem horas que se fazem dias que se faz semanas....chega.
Quero pensar grande, meses ano século milênio.
Mas cadê?
Cadê, o tempo lá tem tempo para isso?
Mas quando precisamos dele... Nunca temos nada acumulado, sempre temos falta de tempo.

caipirinha - antigás lacrimogêneo

GOVERNO ESTADUAL MATA POLICIAL APOSENTADO






MATA O VÉIO - MATA !

LIDERANÇA II


LIDERANÇA II

ODEIO livros de auto-ajuda. São objetos que desprezo, que normalmente trazem conceitos tão intuitivos que a única razão que vejo para alguém gastar dinheiro comprando um deles é a necessidade de se convencer que aquilo que seu instinto lhe diz está correto. No entanto, fui obrigado, durante meu curso de graduação, a entrar em contato com alguns deles. Entre eles, um intitulado O Monge e o Executivo, de autoria de James C. Hunter.
Durante 139 páginas Hunter tenta explicar o que é óbvio.
Assim ele define liderança: “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca de objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Poder é definido como sendo “a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”; e autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Nem sempre o líder tem poder. Nem sempre quem tem poder é líder. Só tem autoridade quem tem liderança.
Desde o início da greve tenho repetido um chavão: afirmo que as entidades de classe não fazem greve; quem faz greve é o trabalhador. Cabe aos dirigentes classistas implementar as decisões dos seus representados...é para isso que eles existem. Alguns desses dirigentes, no entanto, acham que os grevistas existem para lhes fornecer instrumentos que lhes facilitem a realização dos seus próprios objetivos. Não ouvem os seus representados. Não se importam com o que queremos alcançar, nem com os métodos que queremos usar. Se esquecem do bem comum. Não possuem a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente na busca de objetivos identificados como sendo para o bem comum. Tentam usar o Poder obtido quando eleitos para as diretorias das entidades para que suas vontades sejam satisfeitas, mesmo que nós não queiramos fazê-lo.

Felizmente, na maior parte das vezes não alcançam seus objetivos.
Diversos são os exemplos coletados durante a greve. Um dos exemplos mais claros foi quando as Associações recomendaram a suspensão da paralisação por 48 horas. Os colegas – agora parceiros – das regiões de Prudente e Campinas se reuniram em assembléia e, democraticamente, decidiram acatar a recomendação. São dirigidos por líderes. Os parceiros de outras regiões não têm tanta sorte. São dirigidos por quem tem poder.
Outro exemplo de falta de liderança ficou claro durante a passeata de quinta feira. Patética a imagem daqueles que, em cima do carro de som, tentavam impedir seus representados de avançarmos contra os coxinhas para defender dois parceiros - Rebouças e Jarim - que estavam sendo por eles coagidos...Parceiros que, diga-se de passagem, também foram enganados por aquele “líder” que informou que a comissão seria recebida no palácio. (Por mais que tente entender, ainda não consegui).
Líderes fossem, suas palavras teriam sido acatadas. Mas nessa hipótese - deles serem líderes - NUNCA tentariam nos impedir de fazermos o que é certo – defender parceiros em apuros. Ao contrário, nos incentivariam.
Leio agora no Estadão on line que colegas de algumas regiões decidiram não atender ocorrências apresentadas pela meganha. Essa notícia transforma a luz amarela dentro da minha cabeça em luz vermelha. Sinal de perigo. Sinal de perda total do controle da greve pelas “lideranças”.
Não vem ao caso se concordo ou não com a atitude dos colegas. Minha preocupação vem da incapacidade dos dirigentes das entidades associativas de conseguir unificar as ações do movimento. Com essa incapacidade vem a divisão, e o resultado mais provável da divisão é a derrota.
Imploro aos senhores que nos “representam” que prestem mais atenção aos sinais. Não usem o Poder. Já basta o carequinha fazendo isso. Sejam Líderes. Sugiro que nos consultem sobre os rumos do movimento, ao invés de tentarem implementar aquilo que acham que é certo. Durante a consulta, podem até nos convencer da correção dos seus pensamentos. Mas enquanto não houver esse convencimento, não haverá possibilidade de manter o movimento uno e bem coordenado.
Graças aos acontecimentos de quinta feira os colegas que tinham algumas dúvidas sobre a seriedade do movimento – gato queimado tem medo de água fria – deixaram essas dúvidas de lado e estão cem por cento comprometidos com nossa causa. NÃO PONHAM ISSO A PERDER tentando impor decisões com as quais podemos não concordar. Não rola.

Abraços...
E até a vitória final.

Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia
DAS/DEIC

Friday, October 17, 2008

Confronto que deixou 30 feridos, TERÁ SEGUNDO TURNO DIA 29


Além de anunciar uma paralisação policial em todo o país para o dia 29 próximo para repudiar o confronto que deixou 30 feridos, representantes dos sindicatos de investigadores e escrivães da Polícia Civil de São Paulo planejam se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesse sábado na capital paulista.

Sindicalistas dão entrevista

Lula estará em São Paulo no fim-de-semana para participar de um ato da campanha eleitoral de Marta Suplicy, além de outros comícios por cidades da Grande São Paulo que terão segundo turno com participação de candidatos petistas.

Os policiais pretendem entregar um documento para o presidente neste sábado pela manhã, relatando as condições e reivindicações da categoria.

A decisão foi feita na tarde desta sexta em reunião da qual participavam os presidentes do Sipesp (Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo) e do Sepesp (Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo), e representantes da CUT e da Força Sindical.

Apesar da aparente intenção de nacionalizar a greve estadual, o deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP), que estava presente como representante da Força Sindical, afirmou que não será uma intervenção federal na disputa entre o governo de São Paulo e a Polícia Civil.

"Não queremos uma intervenção do Lula, e sim que ele fique sabendo dos fatos", disse o parlamentar.

Já os sindicalistas acham que novo confronto entre agentes civis e militares vai exigir intervenção federal, citando o caso do Rio de Janeiro.

"Se houver outro confrontamento, com o governador jogando irmão contra irmão, o governo federal terá que tomar alguma medida", afirmou João Batista Rebouças, presidente do Sipesp, negando as acusações do governo

"É preciso discutir a reforma da polícia", diz sociólogo

Durante a reunião, Paulinho da Força chamou o governador José Serra de "incompetente" e de "cabeça oca" diversas vezes. "Nas viagens ao exterior, o Lula vai ter de explicar o que esse governador incompetente faz. Já saiu a notícia no New York Times e no El Pais", disse o parlamentar.

Paulinho também disse que os policiais civis recebem vale-alimentação de R$ 4 por dia, que seria um "vale-coxinha". "Se o policial beber, fica só na cerveja. Isso não dá nem para uma coxinha e um guaraná", resumiu o sindicalista.

Os sindicatos dos policiais e centrais sindicais acusam Serra de levar a greve às conseqüências de ontem. O governador já havia declarado que vê intenção eleitoreira no movimento grevista.

"Não tem conotação político-partidária. Meu partido é o PPC, partido da Polícia Civil", disse Rebouças.

Os representantes dos sindicatos querem encontrar-se com Lula somente após o ato da campanha de Marta para não caracterizar a ação como de cunho partidário.

Ainda segundo Rebouças, a greve "irá recrudescer", mas a população não deve se sentir insegura porque o trabalho de emergência continua sendo executado.

Nesta quinta-feira, um confronto entre policiais civis e militares deixou cerca de 30 feridos, quando os grevistas tentaram se aproximar do Palácio dos Bandeirantes para entregar a proposta de aumento ao governador José Serra.

Na coletiva de imprensa desta sexta-feira, alguns policiais se exaltaram e pediram o "impeachment" de Serra, questionando seu controle sobre a segurança pública no Estado.

* Alex Almeida/Folha Imagem

Sindicatos culpam Serra por confronto entre policiais civis e militares ontem em São Paulo

* Policiais civis de todo o país prometem paralisação
* Serra acusa partidos por protesto
* Veja imagens do conflito

Na sala do sindicato dos investigadores, no centro de São Paulo, havia representantes de policiais de outros Estados. Lá foi anunciada uma paralisação de suas atividades no próximo dia 29 em apoio aos grevistas e em repúdio à maneira que eles classificam como "desrespeitosa" com que o governo paulista tem tratado os policiais.

Uma das associações, a Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil), promete parar por duas horas. Já a Federação Interestadual das Polícias Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte, por sua vez, já fala em parar as atividades por até 24 horas.

"Vai ser uma manifestação de repúdio à política de José Serra", afirmou o sindicalista Rebouças.

Ex-namorada de seqüestrador morre, diz governo

Eloá e sua amiga Nayara



Ex-namorada de seqüestrador morre, diz governo




Menina mantida refém pelo ex-namorado morre após ser baleada em Santo André

17/10/2008 - 19h11
Menina mantida refém pelo ex-namorado morre após ser baleada em Santo André
Publicidade

CÁTIA SEABRA
da Folha de S.Paulo

O secretário da Segurança de São Paulo, Ronaldo Marzagão, informou ao governador José Serra (PSDB), que a menina Eloá Cristina Pimentel, 15, que ficou cem horas mantida refém pelo ex-namorado em Santo André (Grande São Paulo) morreu vítima de um tiro na cabeça. O governador, no entanto, ainda espera outras informações sobre o caso.

A Polícia Militar afirma que invadiu o apartamento após ouvir um tiro. Por volta das 18h10, houve uma explosão --aparentemente, uma bomba de efeito moral foi jogada no apartamento. Pouco depois, policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) entraram no apartamento --alguns pela janela. A reportagem da Folha Online ouviu três estampidos, semelhantes a tiros.

A assessoria do hospital municipal de Santo André informou que a ex-namorada de Alves foi atingida por um tiro na cabeça e outro na virilha e a amiga, na boca. Ainda não há confirmação se os tiros foram disparados pelos policiais ou pelo rapaz.

Refém

O rapaz havia invadido o apartamento onde a ex-namorada estudava com três amigos por volta das 13h30 de segunda-feira (13). Dois garotos foram libertados na noite de segunda.

Na quinta (15), houve um retrocesso nas negociações. A amiga da adolescente, que já havia ficado em cárcere privado por 33 horas, voltou ao apartamento porque a polícia aceitou uma exigência do criminoso. Ele havia se comprometido a soltar as duas em seguida, o que não aconteceu.

A estratégia foi criticada. O procedimento quebra as regras para esse tipo de situação, segundo o especialista em segurança pública José Vicente da Silva Filho, coronel da reserva da PM de São Paulo e ex-secretário Nacional de Segurança Pública.

Leia mais

* Veja cronologia de caso de jovem que manteve ex-namorada refém em Santo André (SP)
* Após cem horas, polícia invade apartamento onde garota era mantida refém em Santo André
* Rapaz que mantém ex-namorada refém vive "fantasia", diz psiquiatra
* Para a família, jovem que rendeu ex-namorada na Grande SP é trabalhador e calmo
* Jovem mantida refém pelo ex-namorado é atenciosa e vaidosa, dizem amigos

Castro / Walter / Mota

 
Posted by Picasa

Depois do gás,da borracha e da Garôa achei o ASTRO



O ASTRO É ELE...Pelo menos ele conseguiu se aposentar...o Astro da linha 1

CARA DE PAU E MUNIÇÃO DE BORRACHA




POLÍCIA MILITAR DÁ TIRO NO PÉ


Ferido por um tiro de bala de borracha disparado a curta distancia (Queima roupa), o coronel Antão se agarrava a outro policial PM que exclamava...:- “As duas polícias estavam em guerra, sem data para terminar”
Só falta botar a culpa no “Guerra” o do Flit ...e promover o coronel a General...Antão me despeço...boa greve
PS Não ouvi, não vi nenhum tiro de fuzil...

ALERTA AOS POLICIAIS MILITARES LEI É LEI

PORTARIA GDP 38, de 28/09/2004





Art. 1 - O policial civil, em razão de suas funções institucionais,
tem direito ao porte de arma de fogo, de sua propriedade ou
pertencente a policia civil, no âmbito de todo o estado de São Paulo:
& 1 - Para o exercício dessa prerrogativa o policial deverá sempre
trazer consigo
carteira de identificação funcional.
& 2 - Tratando-se de arma de propriedade particular, o policial civil
devera também estar munido do pertinente registro em seu nome.

Art. 4 - O policial civil, por estar permanentemente em serviço; em
razão de natureza de suas funções institucionais, fica autorizado a
utilizar, no efetivo exercício da atividade policial ou fora do
horário normal de trabalho, armas de fogo de sua propriedade ou
pertencente a policia civil, em qualquer local publico ou privado,
mesmo havendo aglomeração de pessoas, em virtude de evento de qualquer
natureza, respondendo pelos excessos que eventualmente cometer,
obedecidas as disposições previstas nos && 1 e 2 do artigo 1. Dessa
portaria.



.

LIDERANÇA ?

LIDERANÇA?

Quando trabalhamos na polícia, algumas coisas se tornam muito presentes na nossa vida: O conceito de parceiro; a necessidade de resolver situações complicadas sem contar com a ajuda de ninguém, além do parceiro; a consciência que quando o parceiro está em uma posição difícil a sua posição será igualmente difícil.

Derrubamos portas, caímos pra dentro, damos tiros, levamos tiros, damos a cana...Ninguém precisa nos dizer o que é para ser feito. Vamos lá, fazemos e pronto. E não é uma questão de orgulho, mas de sobrevivência. Se esperarmos que nos digam o que fazer, morremos. Temos que agir...A alternativa é morrer. Só contamos com os parceiros, com mais ninguém.

Cheguei ontem (16/10/2008) ao local da concentração para a manifestação exatamente no momento em que estava sendo executado o hino nacional. Estava tudo muito bonito...me chamou a atenção a inscrição nas camisetas de alguns colegas, que dizia: “Verás que um filho teu não foge à luta”. É o melhor retrato do espírito dos policiais civis do estado de São Paulo.

Terminada a execução do hino nacional, o primeiro erro: CUT, FORÇA SINDICAL, CENTRAL NÃO SEI O QUE, UNIÃO DE NÃO SEI ONDE, DEPUTADO FULANO, SENADOR SICRANO, PRESIDENTE DE NÃO SEI QUE se revezavam usando a palavra. Quem determinava qual seria o próximo era um deles. Nenhum policial no trio elétrico. Se tinha algum, estava escondido atrás dos que tomavam conta da coisa. Procurei o colega Habib e expus meu inconformismo com a situação. A resposta foi que o movimento precisa do apoio da sociedade civil... Ledo engano. O único efeito prático que essa ingerência no nosso movimento traz é aumentar a relutância dos colegas que ainda não aderiram cem por cento ao movimento em participar. Não admitimos que nos usem. Não está na nossa personalidade.

Quando todos os “representantes da sociedade civil” se locupletaram, resolveram, finalmente, deixar que alguns policiais fizessem uso da palavra...Mas tão logo isso aconteceu, resolveram que deveríamos nos dirigir até um outro local. Ou seja, continuamos sem ouvir os nossos “líderes’.
Começou a passeata. Começou a chuva. Algumas centenas de metros depois, nossos “líderes” resolveram que deveríamos parar. Um deles, menos avisado, insistia que deveríamos nos sentar no asfalto, debaixo de chuva... Claro que ninguém se sentou.

Alguém informou que o governador receberia uma comissão composta pelos presidentes das entidades representativas, e que deveríamos esperar uma resposta sentadinhos naquele local...Mentiu. Tanto que a tal comissão foi impedida de passar pela meganha. Não entendi o motivo da mentira.

O que nossos “líderes”, juntamente com os “representantes da sociedade civil”, não faziam idéia, é que nós, policiais, sabemos o que é parceria. E que não esperamos ordens de ninguém para fazermos o que é certo. E que nunca deixaríamos qualquer parceiro correr qualquer risco sozinho.

Não são os dirigentes sindicais que decidem os rumos da greve, mas nós, trabalhadores. A eles cabe unicamente implementar o que decidimos. Infelizmente, não houve essa compreensão ontem. O resultado aí está.

Foi patético ver aqueles desavisados em cima do trio elétrico tentando impedir a nossa ação. E foi exatamente a nossa ação que fez os colegas que ainda tinham dúvida quanto à seriedade do movimento se tornarem parceiros.

Hoje estamos mais fortes. Hoje temos o apoio de todos os colegas policiais civis, exceto o do Delegado Geral de Polícia e seus fiéis escudeiros. Esses prezam suas cadeiras mais que à própria vida...o que dizer da vida de seus subordinados?

Para finalizar: Sou um dos maiores críticos da existência dos chamados grupos de elite dentro da polícia civil – GARRA, GOE e outros que tais. Apesar de não concordar com a existência desses grupos, hoje TIRO O CHAPÉU para os parceiros que neles trabalham. Agradeço publicamente a vocês pela participação nos acontecimentos de ontem. Apesar dos vacilos dos seus superiores hierárquicos, vocês agiram de forma heróica e honraram a POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ABRAÇOS, E ATÉ A VITÓRIA FINAL.
Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia
DAS/DEIC

SERRA É INOCENTE................A CULPA É DO PT

Desgoverno: Serra perde o controle sobre a Polícia de SP e culpa o PT por conflito

O governador tucano de São Paulo, José Serra, perdeu o controle sobre a segurança pública no Estado e decidiu culpar o PT pelo confronto entre as polícias civil e militar ocorrido na tarde desta quinta-feira (16) em frente ao Palácio dos Bandeirantes.

Em entrevista à TV Bandeirantes, Serra fugiu de suas responsabilidades e levianamente acusou o PT, a CUT, a Força Sindical e deputados de estarem por trás do conflito. Foi rebatido pelo presidente do PT em São Paulo, José Américo Dias, para quem o governador tenta de forma "oportunista” jogar nas “costas do PT um problema que é dele”.

“Ele ganhou o governo com perspectiva de melhorar os salários, com essa promessa, e, ao contrário, o que ele fez foi trair as promessas que fez quando era candidato e agora diante da greve que já dura mais de 30 dias, diante de um movimento que é legítimo, tenta tirar o corpo fora e politizar a questão”, afirmou.

Dias disse que os deputados que estavam presentes na manifestação são do PDT, PV e PT e participaram do ato porque apóiam o movimento. "Ele (Serra) precisa aprender a lidar com a democracia. É para criminalizar os movimentos sociais, mais uma vez."

E emendou: “a convivência com o PFL (o DEM) está fazendo muito mal a ele. Está transformando ele em uma pessoa autoritária”.
O confronto

Policiais civis que realizavam uma passeata nesta tarde nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, entraram em confronto por volta das 16h com policiais militares. A Polícia Civil está em greve no Estado desde o dia 16 de setembro.

Os manifestantes teriam tentado furar um bloqueio da PM. Ainda não há a confirmação do número de feridos, mas o Hospital Israelita Albert Einstein confirmou que recebeu vítimas do confronto.

Estão no local carros do Corpo de Bombeiros, camburões da PM e da tropa de choque, que chegou a utilizar bombas de gás de pimenta e lacrimogênio contra os grevistas. Dois helicópteros e uma ambulância também foram enviados para a área.

O presidente da Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Elquias de Oliveria (AFPCESP), disse que os policiais civis que estavam na manifestação pediram, por meio de carro de som, que eles largassem os escudos e cacetes para entrar no Palácio dos Bandeirantes para protestar.

"A PM veio agredindo os policias civis. E os policiais civis gritavam através do carro de som que estavam com o mesmo salário arrochado e que eles guardassem os escudos e cacetes e os acompanhassem no protesto ao governo, porque mais de 100 mil policiais civis e militares estavam passando fome e eles estavam jogando bomba contra os policiais", disse Oliveira.

Segundo o presidente da associação, o confronto aconteceu atrás do Palácio quando os policiais civis iam começar a subir para ir para a frente do prédio. "O objetivo é protestar em frente ao Palácio. Evidente que lideranças queriam que governador os recebesse".

"O tumulto foi criado pelo governo e pela Polícia Militar, porque os PMs estão a serviço do governo", disse o presidente da Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

O presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia de São Paulo, João Batista Rebouças Neto, também isentou a categoria da culpa pelo conflito criado na tarde desta quinta-feira (16) nas imediações do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.

Rebouças disse que não foram eles quem começaram o conflito e que somente uma comissão do sindicato se dirigiria até o Palácio dos Bandeirantes. O líder da categoria afirmou que a greve vai continuar e que os manifestantes iriam sair de perto do Palácio.

Tuesday, October 14, 2008

O CARA MAIS SIMPATICO DO PLANETA

Olá amigos, passo agora o perfil do cara mais simpatico do planeta...é só copiar o perfil... no orkut,se quiserem discutir mais sobre o assunto fiquem a vontade,espero que vocês tenham gostado da materia do livro de queixas...

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

WAR AGAINST THE POVERTY


Blog Action Day 2008 Poverty from Blog Action Day on Vimeo.

Transparência nas eleições

TRANSPARÊNCIA NAS ELEIÇÕES

Novamente sou surpreendido por pensamentos errantes exatamente quando estou assistindo o melhor show humorístico do Brasil, chamado Horário Eleitoral Gratuito. Dessa vez voltei muito no tempo, na época em que ARENA e MDB se digladiavam para ver quem conseguia explicar a plataforma eleitoral deste ou daquele candidato, mostrando apenas uma foto do dito cujo e um locutor falando sem parar. Época dos biônicos... Chego até a sentir saudades – ao menos não era obrigado a ouvir tanta besteira.

Para os que não viveram essa época, uma explicação: o voto do cidadão era colhido em uma cédula – um pedaço de papel onde se marcava, com caneta BIC, um pequeno xis na frente do candidato escolhido, ou se escrevia o seu número no espaço para isso reservado. A quantidade de votos nulos era surpreendente... Pessoas que votavam em dois candidatos ao mesmo cargo, pessoas que votavam no macaco Simão, e por aí vai. Ou melhor, ia. Voto nulo era voto errado, era voto de quem não sabia ler ou não tinha decorado o nome ou o número de seu candidato. Mas voto nulo também era sinal de protesto. Minha avó sempre me disse que fazia questão de, após votar, escrever um “belo e sonoro” palavrão na cédula.

Os tempos mudaram. O voto, agora, é no botão.

Dizem que não há possibilidade de fraude. Duvido. Se os “hackers” conseguem invadir o Departamento de Estado dos nossos hermanos lá do norte, como é que nós conseguiríamos impedi-los de eleger aquele que quisessem? Mas isso é outra estória, os técnicos que se preocupem.

O fato é que o tal voto em urna eletrônica mudou as alternativas que um cidadão tem quando vai votar. O voto nulo não pode mais ser atribuído à ignorância do cidadão.

Hoje temos as seguintes opções de voto:

1 – Voto em determinado candidato. Esse voto, na realidade, é em primeiro lugar computado para o partido daquele candidato. Se a eleição for para cargo do executivo, o partido que obtiver o maior número de votos elege aquele candidato. Se for para cargo do legislativo, o voto serve para definir a quantidade de vagas que o partido ocupará na câmara respectiva. Depois de definida a quantidade de vagas, aí sim se passa a computar a quantidade de votos obtidos por aquele candidato, entre os diversos candidatos daquele partido, e as cadeiras são ocupadas em ordem decrescente.

2 – Voto em determinado partido. A mesma coisa que na opção anterior, mas não fará diferença para os diversos candidatos dentro daquele partido.

3 – Voto em branco. Esse voto deve ser usado quando o eleitor achar que mais de um candidato – ou todos os candidatos – reúnem condições suficientes para representá-lo. Para quem usa o voto em branco, TODOS os candidatos são excelentes.

4 – Voto nulo. É o voto do eleitor que não conseguir achar, entre todos os candidatos, qualquer um que reúna as mínimas condições necessárias para representá-lo.

O TSE e os TRE’s simplesmente IGNORAM que o advento da urna eletrônica criou possibilidades que antes não existiam. Atualmente o VOTO NULO é uma opção política, não mais uma manifestação de ignorância ou protesto. No entanto, os senhores Juizes Eleitorais, quando divulgam dos resultados das eleições, consideram votos brancos e nulos a mesma coisa. Colocam tudo no mesmo saco, e chacoalham o saco para misturar bem. Para o eleitor, no entanto, os votos nulo e branco representam vontades diametralmente opostas.
Creio que isso se deva ao medo de que a sociedade, um dia desses, perceba que o voto é coisa importante demais para ser dado a alguém ruim. Votar no MENOS PIOR é burrice. Votar para que alguém NÃO GANHE é, além de falta de compreensão da importância do voto, um conceito totalmente contrário à Democracia.

Um dia perceberemos que VOTO ÚTIL é prejudicial à Saúde... e também à Educação e à Segurança Pública. Tenho a mais absoluta certeza que nesse dia teremos pelo menos 50 por cento mais um do total em votos nulos. Quem sabe assim aqueles que dizem nos governar se liguem que alguma coisa está muito errada.

Dia 26...ANULE SEU VOTO. DIGITE 99 entra confirma.

Abraços...e até a vitória final.

Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia
DAS/DEIC

VIAGEM

Diz um poeta que o pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar...

Estava eu me divertindo com os absurdos daquele programa humorístico chamado propaganda eleitoral obrigatória, ouvindo um candidato afirmar que corintiano vota em corintiano, outro conclamando os eleitores a lhe elegerem, pois ele pretendia ser um ótimo vereador, quando meus pensamentos me fizeram voar...

Estão construindo, muito próximo à minha residência, um desses prédios chamados de alto padrão. Obras iniciadas, dizia a propaganda da construtora. Com um bilhete de aposta para o próximo concurso da mega sena no bolso – o prêmio estava acumulado – e a quase certeza que os anões do orçamento conseguiram outras formas de lavar dinheiro, o que aumentava muito a minha chance de dar uma beliscadinha naquele prêmio, fui dar vazão à minha curiosidade. Como é um prédio de alto padrão?

O corretor, muito solicito, explicou que além do ótimo acabamento, amplos espaços e muitas outras vantagens em cada unidade, a área comum era comparável a um show do U2 no Morumbi. Piscinas com deck, salão de fitness completo, etc., etc., etc. Ao terminar as explanações, perguntei sobre as tais obras iniciadas... Ele, então, chamou um ajudante geral, que me proporcionou um tour pelo canteiro de obras. Nada vi além de um buraco enorme, metros e metros de buraco no chão... e perguntei ao meu cicerone: Mas cadê as obras? Recebi a resposta que não esperava: “Moço, o senhor se lembra do edifício Palace? Não queremos que aconteça a mesma coisa aqui... Por isso, além da qualidade do material, precisamos fazer as fundações da forma correta, para que a base da construção seja sólida... O senhor consegue imaginar algum desses bacanas que morarão aqui se divertindo na piscina e ela começar a vazar por problemas na base da construção?”.

Como eu gostaria que TODOS os políticos brasileiros passassem algumas horas com aquele rapaz... Talvez eles aprendessem que sem uma base sólida não há alto padrão que resista.

Assim é um País, um Estado, um Município. Antes de pensar em construir estradas do primeiro mundo, projeto belezura e outros que tais, nossos governantes deveriam se preocupar com as bases sólidas. Primeiro fazer a fundação, para depois se preocupar com o acabamento. Pena que essa noção esteja totalmente invertida no Brasil...

São bases sólidas para a construção de uma nação: Uma boa EDUCAÇÃO, o acesso universal à SAÚDE de qualidade e a SEGURANÇA PÚBLICA. Sem esse tripé, não há construção que resista.

Creio que todos os políticos, mais cedo ou mais tarde, são acometidos por uma doença específica da profissão: a miopia política. Essa doença faz com que eles não consigam enxergar NADA além daquilo que possa lhes proporcionar uma reeleição...mais tempo no poder, mais tempo para poder se locupletar. Não fosse isso, eles perceberiam que EDUCAR a população e CONSTRUIR ESCOLAS não são sinônimos; que proporcionar SAÚDE DE QUALIDADE não significa construir hospitais, e prover SEGURANÇA à população não é a mesma coisa que fornecer coletes à prova de balas aos policiais.
Claro que é necessário construir escolas, hospitais, fornecer material para a polícia trabalhar... mas nada disso adiantará se não se levar em consideração a qualificação profissional daqueles que têm como função EDUCAR, PROMOVER A SAÚDE – em todos os níveis, e PROMOVER A SEGURANÇA PÚBLICA.

Ocorre que esses profissionais são exatamente aqueles mais atingidos pela política de contenção de gastos dos últimos governos. A impressão que tentam passar para a população é que os professores, médicos, enfermeiros, policiais, entre outros, são os responsáveis pelo que os governantes chamam de desperdício do dinheiro público. Algum tempo atrás – os mais cinqüentões com certeza se lembrarão – fomos responsabilizados pela inflação...

O resultado dessa política massacrante para o funcionário público aí está: aqueles que nos dedicamos às funções primordiais do Estado – EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA – nos encontramos em situação desesperadora. Como continuar educando, se falta comida em casa? Como prestar um bom atendimento médico, se para sobreviver o profissional da saúde tem que se submeter a uma jornada de trabalho absolutamente estafante, atendendo em um plantão de 12 horas mais de 30 pacientes? Como prover Segurança, se para sobreviver o policial tem que arrumar bicos que se tornam muito mais importantes para ele que o trabalho como policial, pela diferença salarial?

O fato é que só estamos nas nossas profissões por vocação – ou masoquismo, diriam alguns. Não fosse esse o caso, com certeza não nos submeteríamos a tamanhas humilhações e sofrimentos.

A malfadada “lei da responsabilidade fiscal” limitou os gastos dos governantes com a folha de pagamento. Foi um prato cheio para os governantes...um argumento “indiscutível”, dizem eles. Pura burrice. Para prover Educação, Saúde e Segurança, o gasto com pessoal TEM que ser elevado. Não há educação sem professor...não há saúde sem médicos, enfermeiros, etc. ... não há segurança sem policiais, promotores, juizes...

Ao invés de coibir a farra do boi, o único efeito prático dessa lei foi diminuir ainda mais a qualidade dos serviços que o Estado deveria prestar.

Cansei de voar. Não ganhei na mega-sena acumulada. Por hoje chega.

ATÉ A VITÓRIA FINAL

Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia
DAS/DEIC

Agradecimento

Ligeirinho, agradeço o convite...com certeza usarei esse canal com uma certa freqüência.
Críticas, sugestões....gozações....serão muito benvindas, em qualquer instante, sobre qualquer assunto.
Abraços, e à inteira disposição

PERITO CRIMINAL - RIO DE JANEIRO

Uma profissão da área de Segurança Pública pouco lembrada no que se refere à sua atuação cotidiana, mas que surge com grande notoriedade em crimes de grande repercussão - como no caso da morte da menina "Isabela Nardoni" e do assassinato de Paulo César (PC) Farias - é a de perito criminal.

Para quem tem interesse em seguir a carreira, acabou de ser divulgada a abertura de 100 vagas para o cargo de Perito Criminal da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A seleção, que exige nível superior, oferece vagas nas áreas de Biologia (5), Engenharia Florestal (10), Engenharia Civil (15), Engenharia da Computação, informática ou análise de sistemas (10), Engenharia Elétrica e Eletrônica (10), Engenharia Mecânica e Mecatrônica (10), Engenharia Química, Química Industrial ou Química (20), Física (5), Medicina Veterinária (5). Isso significa que os profissionais formados nessas especialidades atuarão na respectiva área, produzindo provas que substanciarão a polícia e a justiça na solução de crimes.

O salário inicial é de R$3.026,00 e a carga horária de trabalho é de 40 horas semanais. A inscrição, que custará R$80,00, poderá ser feitas a partir da próxima quarta-feira (15/10) até o dia 31 deste mês, através do site da Fundação Getúlio Vargas ou na sede da Acadepol, na Rua Frei Caneca, 162, centro do Rio. Ainda não foi divulgada a data da prova, mas o site da PCERJ diz que ela terá 20 perguntas de português e 40 de conhecimentos específicos, e deverá ser aplicada nas cidades do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda. A seleção também terá etapas de avaliação física, teste psicotécnico, exame médico e, naturalmente, curso de formação.

É importante ler sobre a profissão antes de fazer o concurso. A Segurança Pública precisa de indivíduos compromissados com a causa, que, com a carência e a complexidade atuais, deixou de ser mero trabalho - principalmente em tão importante função como a de perito criminal. Como disse Nerio Rojas:

"O dever de um perito é dizer a verdade; no entanto, para isso é necessário: primeiro saber encontrá-la e, depois querer dizê-la. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral."


.

CORDÃO DE ISOLAMENTO

CORDÃO DE ISOLAMENTO
Ao retornar para minha casa, após participar da manifestação de hoje (10 de outubro de 2008), dei uma fuçada nos noticiários para ver se finalmente seria publicado algo interessante a respeito do nosso movimento. Para minha enorme surpresa, todas as notícias que vi deram mais destaque aos “problemas causados para o trânsito” pela passeata que aos motivos da greve... Mas o que me levou a parar para escrever a respeito foi a notícia no SPTV.
Com a maior convicção, a repórter afirmou que apesar de a POLÍCIA MILITAR ter feito um cordão de isolamento, o trânsito na Paulista ficou complicado...enquanto ela passava essa desinformação, a imagem mostrava as motos do GARRA acompanhando a passeata.
Um repórter de um órgão de informação do porte da Rede Globo não pode se dar ao luxo de cometer um erro tão crasso. No entanto, consigo entender os motivos.
Cabe à Polícia Militar o patrulhamento ostensivo fardado, enquanto a Polícia Civil é responsável pela Polícia Judiciária. Por uma mera questão de PODER, os policiais militares se travestem de policiais civis, quando executam funções típicas de Polícia Judiciária, como investigações, inquéritos, etc. Estão até fazendo boletins de ocorrência...Por outro lado, nós, Policiais Civis, usurpamos as funções dos Policiais Militares, fazendo patrulhamento ostensivo fardado, escolta de presos, operação isso, operação aquilo, cordões de isolamento para passeatas... Enquanto isso, deixamos de executar os atos típicos de nossas funções – investigação, inquérito policial, entre outras.
Quando o atual delegado geral de polícia assumiu o cargo, arrotou grosso dizendo que priorizaria a investigação policial. Mentiu. Não se passou UM dia sem que pelo menos uma equipe da DIVISÃO ANTISEQUESTRO fosse escalada para uma operação qualquer. A tal da operação Cingapura – que alguns apelidaram de pingapura – foi o ápice do absurdo. A zona norte da capital é, historicamente, a região da cidade com a menor incidência de casos de extorsão mediante seqüestro. No entanto, DIARIAMENTE, por muito tempo, uma equipe tinha que deixar de fazer investigação sobre um crime tão brutal para ficar torrando combustível e desfilando de viatura caracterizada, para que a população da zona norte tivesse uma falsa sensação de segurança. Poderia citar aqui inúmeros exemplos, mas creio ser desnecessário, pois todos conhecemos essa triste realidade.
Quando era secretário geral da AIPESP, acompanhava mensalmente as alterações nas quantidades de policiais lotados em cada unidade. Não me recordo bem dos números, mas existem cerca de 13.500 cargos de investigador de polícia criados por lei – ponha aí 500 a mais ou a menos. Na época, cargos efetivamente supridos eram cerca de 11.200. Subtraiamos um doze avos desse número, devido às férias...outro décimo, devido às licenças - médica, gestante, prêmio (aqui estou sendo extremamente otimista, creio que um décimo não basta, mas facilita o cálculo e não altera a conclusão). Tiremos ainda, desse total, os que exercem funções policiais, mas que nada têm a ver com a investigação - escolta de fulano, corpo de segurança de tal ou qual prédio, assessoria do DGP, assessoria do SSP, e outros que agora não me recordo. Chutando muito alto, devem sobrar aí, dos 11.200, uns 7000 investigadores de polícia – em todo o estado – para exercer as funções de polícia judiciária. Até aí, nenhuma novidade. O prejuízo acontece quando vemos mais policiais fazendo ronda que policiais investigando. Na minha opinião, aquilo que os menos avisados chamam de “grupos de elite” nada têm a ver com a Polícia Civil. GARRA, GOE, GER, Ronda disso, Ronda daquilo... servem tão somente para diminuir os já parcos recursos humanos disponíveis para a prestação de um bom serviço de polícia judiciária. Além disso, parece-me – leigo que sou em Direito – que se trata de um caso muito claro de usurpação de função pública.
Argumentam os pavões que defendem esses grupos e as tais operações que o que eles fazem é patrulhamento preventivo especializado. Quando ouço isso, fico pensando que o saudoso mestre Coriolano Nogueira Cobra deve dar voltas e mais voltas em seu túmulo, por tal aviltamento e deturpação de seus ensinamentos.
Mais grave ainda fica a situação, quando solicitamos uma bateria para uma viatura descaracterizada, e a resposta é: não tem e não há previsão de chegada, enquanto vemos as viaturas caracterizadas serem tratadas a pão de ló.
Tudo isso me levou a uma conclusão: o atual Delegado Geral de Polícia seria um ótimo oficial da meganha. Mas tem que mudar um pouco seus conceitos para que a instituição que comanda possa minimamente cumprir com as suas funções de Polícia Judiciária.

Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia
DAS/DEIC

O QUERELANTE E O QUERELADO


.
AREIA BRANCA



.
Sabem, em 1975 quando eu fui trabalhar na minha primeira delegacia de polícia... Lá tinha jogado sobre a escrivaninha do escrivão... Ele tinha uma, sabia...?
O tal livro onde se fazia as anotações das queixas... Poderíamos instituir novamente os livros para o registro das queixas.
Era de capa grossa feito na imprensa Oficial do Estado, escrevia se a caneta... E recomendavam a bic escrita fina... Se bem que se percebia nas folhas mais antigas uma escrita em bico de pena... Já que a população não consegue ter acesso ao boletim de ocorrência eletrônica, no site da policia civil de São Paulo.
Na época, por motivos alheios a vontade do Escrivão de Polícia quem sempre preenchia o livro de queixa era o tira de plantão e eventualmente o delegado, que quase sempre era um substituto.
Certa feita eu perguntei ao escrivão chefe da delegacia DA LINHA UM o porquê do tal livro... Resposta. Menino, você tá entrando hoje na polícia e já está fazendo perguntas difíceis... Eu estou no cargo já faz 47 anos e ainda não sei...que tal perguntar daqui, digamos uns... Trinta e três anos... Bom chegou a hora, o "escriva" já está no céu...mesmo porque eles vão para lá...os tiras não...Então descobriríamos a resposta para a pergunta pertinente...a com cópias para a PM para a elaboração das queixas...que tal?



.

O TRISTE FIM DO INVESTIGADOR DE POLÍCIA JOSÉ DA SILVA




QUALQUER SEMELHANÇA COM FUNCIONÁRIOS DO PALÁCIO DO MORUMBÍ É MERA COINCIDÊNCIA...


FOI AI QUE TUDO COMEÇOU...Em 19 de abril de 1964, a sede do governo estadual passou do Palácio dos Campos Elíseos para o novo prédio no bairro do Morumbi. ...


Ou....Nacionalismo e agrarismo: o Triste fim de Policarpo Quaresma

Xiomara Péres Flores


mestre pela UFRRJ/CPDA

Lima Barreto, 1881-1922.


* a autora é renomada professora, uma cidadã comum e que também faz uso dos serviços


públicos...Saúde, Segurança Pública...


Alguns críticos literários dizem que Lima Barreto adiantou-se aos tempos modernos. Triste Fim de Policarpo Quaresma poderia ser lido como exemplo do reflexo na literatura das angústias e preocupações de Lima Barreto sobre os fenômenos sociais de sua época.

Em Lima Barreto há, desde logo, preocupação com os fundamentos da nacionalidade brasileira, manifestando a falta deste sentido de pertencer à terra por parte dos seus habitantes. Esse alheamento percebido por Lima Barreto obedece ao sentido da colonização portuguesa e ao tipo de povoamento que se fez no Brasil, onde se destruiu uma existência anterior para se constituir um novo país de diferentes raças.[1]

Ademais, o romance abre uma considerável variedade de temas. Aqui só queremos nos referir às idéias nacionalistas e à imagem de mundo agrário que Lima Barreto verbaliza através do personagem central do Triste Fim de Policarpo Quaresma.

Policarpo Quaresma, escrevente do Arsenal de Guerra, conhecido na verdade como Major Quaresma, era um homem metódico, organizado segundo uma rígida rotina em torno do desempenho de suas funções burocráticas e dos estudos sobre tudo que era brasileiro, sua flora, recursos minerais, todas as obras sobre a história e a cultura do país.

Esse amor pelo nacional leva-o a tomar aulas de violão por considerar o instrumento parte das raízes culturais brasileiras. O sentimento de que o Brasil é estranho a si mesmo fica evidente quando ele coloca o português como língua imposta, não-autóctone, incapaz de descrever as belezas da nação. Nessa procura nativista, Quaresma propõe o tupi-guarani como língua nacional, em petição dirigida à Câmara de Deputados (“Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil... Demais, senhores congressistas, o tupi-guarani, língua originalíssima, aglutinante, é polissintetismo de múltiplas feições de riqueza, é a única capaz de traduzir as nossas belezas.”[2]), onde é alvo de galhofa.

O tema da nacionalidade está presente em todo o texto, e aparece de forma cristalina quando ele aborda o problema agrário, como se pode ver nesta citação:

“A grande pátria do Cruzeiro só precisava de tempo para ser superior à Inglaterra. Tinha todos os climas, todos os frutos, todos os minerais e animais úteis, as melhores terras de cultura, a gente mais valente, mais hospitaleira, mais inteligente, mais doce do mundo - o que precisava mais?”[3]

Note-se que a comparação com a primeira potência da época serve a Quaresma para se perguntar porque, tendo tudo, não é o Brasil o primeiro país do mundo, e logo atribui a causa aos governos. Pela boca de Felizardo, o criado de Quaresma, o governo é responsabilizado não só pelos problemas agrários, mas também pela situação conexa dos ex-escravos.

“Terra não é nossa... E ‘frumiga’?... Nós é que não ‘tem’ ferramentas... isso é bom pra italiano ou alemão, que governo dá tudo... governo não gosta de nós...”[4] (Conversa com Olga, a afilhada do Major Quaresma).

O problema social dos ex-escravos está referido aqui ao período posterior à Abolição, quando eles, sem condições técnicas e incentivos públicos, migraram para as favelas urbanas em busca de sobrevivência; resolvendo o governo o problema da mão-de-obra com a imigração estrangeira, à qual brindava ajuda para o seu assentamento no país. É interessante observar que isso reforçava nos ex-escravos o sentimento de não pertencer à terra e sentir-se um ser estranho no seu próprio país.

O contingente da força de trabalho que permanece no campo vai formar um quase campesinato que se encarregará da agricultura de subsistência e, por sua vez, vai corporificar outras formas de relações de trabalho, como a parceria, a meação e o colonato.

Outros problemas são denunciados por Lima Barreto: os impostos cobrados das pequenas propriedades no momento da venda de suas colheitas; a voracidade dos intermediários que abocanham os lucros do agricultor, por possuírem maiores meios e conhecerem o mercado.

Policarpo Quaresma conhecia essa realidade:

“A luz se lhe fez no pensamento... Aquela rede de leis de posturas, de códigos e de preceitos nas mãos desses regulotes, de tais caciques, se transformava em potro, em polé, em instrumento de suplícios para torturar os inimigos, oprimir as populações, crestar-lhes a iniciativa e a independência, abatendo-as e desmoralizando-as”.[5]

“Crianças maltrapilhas e sujas, d'olhos baixos, a esmolar disfarçadamente pelas estradas; viu aquelas terras abandonadas, improdutivas, entregues às ervas e insetos daninhos; viu ainda o desespero de Felizardo, homem bom, ativo e trabalhador, sem ânimo de plantar um grão de milho, em casa bebendo todo o dinheiro que lhe passava pelas mãos”.[6]

Lima Barreto, ou melhor, o Major Policarpo, descreve o campo brasileiro da época como expressão do binômio latifúndio-minifúndio empobrecido. De um lado, as grandes fazendas de café e, de outro, as pequenas propriedades em abandono, improdutivas, resultado da falta de assistência por parte do governo.

A solução para o grave problema seria a elaboração de leis que levantassem o agricultor. O Major Quaresma prepara o que seria um plano agrário, e a melhor oportunidade para levá-lo à prática se lhe apresentou na revolta de 1893, quando Policarpo, o “ Patriota incondicional” encaminharia o documento ao Marechal Floriano, cujo desinteresse termina por rasgá-lo, e apenas escrever uma nota para o seu Ministro da Guerra.

Por certo Quaresma continua a dar o seu apoio a Floriano, muito embora descubra que ele não passa de um ditador, de cultura pobre e poucas energias. É esse homem, porém, que levaria o país a uma tirania doméstica e Policarpo Quaresma ao triste fim, numa cela, doente, sem nenhum amigo, terminando os seus dias fuzilado.





.

AVISO AOS NAVEGANTES

NOTICE TO POLICE ON STRIKE ... as the

CONCENTRATION DAY 10/16/08

As a continuation and strengthening of the movements of STRIKE.
the SIPESP, together with other entities representing all the careers of the Civil Police are asking the Civil Police of the State of Sao Paulo to participate in a large concentration in defense of our interests and rights.

CONCENTRATION take place on October 16, 2008, at 14 hours, on Avenue Jules Rimet, in front of the Morumbi Stadium - Gate A.

Join us,

CONCENTRAÇÃO DIA 16/10/08
Em continuidade e fortalecimento ao movimento de GREVE da Polícia Civil do Estado de São Paulo, o SIPESP, juntamente com as demais Entidades representativas de todas as carreiras da Polícia Civil, estão conclamando os Policiais Civis do Estado de São Paulo, para participarem de uma grande CONCENTRAÇÃO em defesa dos nossos interesses.

A CONCENTRAÇÃO ocorrerá no dia 16 de outubro de 2008, às 14 horas, na Avenida Jules Rimet, em frente ao Estádio do Morumbi – Portão A.

Participe, a nossa união representa
BOLIVIANO, DOLLAR, DRACMA, EURO, GUARANI, PESO, REAL, RÚPIA, YENE, RUPIA,ZLOTY,LAT,RUBLO,COROA ESLOVACA,LOAI,RANDE,LILANGEN,PULA,KAWANZA,XELIM,MAURITANIA,DIRHAM,DINAR ARGELINO,DINAR,BIRR,FORINT,LIBRA ESTERLINA,FRANCO SUIÇO,BIRR,COROA ISLND,LITA,LAT...,

DINHEIRO

Eis aqui alguma coisa sobre o dinheiro


Será que dá para entender XIRICO!


ELEVADO NÚMERO DE SINÔNIMOS
“Dinheiro” como “abobrinha”, “barão”, “bolada”, “cabedal”, “caixinha”, “carvão”, “erva”, “gaita”, “ grilo”, “grude”, “mango”, “merreca”, “nota”, “prata”, “quebrados”, “tostão”, “verba” e outros.

Metáfora

Tropo que consiste na transferência de uma palavra para um âmbito semântico que não é o do objeto que ela designa.
Chamar dinheiro de “abobrinha”, “cacau”, “capim”, “cominho”, “legume”, “milho” é metaforizar designações do reino dos vegetais, por isso seres vivos com traço animado. Já em “tubos”, bala”, “gaita”, “tacho” há uma relação de contigüidade através de palavras que nomeiam coisas materiais, conseqüentemente inanimadas.

Metonímia

Termo designativo de outro objeto que tem com o primeiro uma relação de causa e efeito.
Quando dinheiro é chamado pelos nomes “prata”, “ouro”, “cobre”, “níquel”, essas analogias enfatizam a metonímia que estabelece a conexão entre a matéria e o objeto em si. Também há uma relação de proximidade no emprego das lexias “nota” e “tostão”. “Nota” por se referir, popularmente, à cédula do dinheiro( papel-moeda) que imita as notas de emissão, oficial (nota fiscal, nota promissória, nota marginal entre outros) e “tostão” por representar o dinheiro em forma de moeda de níquel ( elemento metálico branco-prateado, usado na cunhagem).

Onomatopéia

Palavra cuja pronúncia imita o som natural da coisa significada.
Para dinheiro a gíria “dindim” representa um processo onomatopaico. Isto advém do som produzido pelo ruído da moeda ao haver um atrito entre ele e a “lata”( espécie de cofre) que a contém. As palavras “pilim” e “pilimpilim” também revelam ruídos relativos à moeda em movimento deslizante sobre alguma superfície.

Indigenismo

Apresenta lexias oriundas do vocabulário da cultura indígena.
As palavras empregadas como gírias para dinheiro perderam seu significado primitivo.
Assim “acué” ( tribo indígena); “bererê “(como os índios chamavam o acará da Amazônia); “pororó” (conversa mole); “jiripoca” ( arrebentar), “pororoca”(de o tupi estrondar) evidenciam esse aspecto.

Brasileirismo

Dinheiro neste ponto de vista tem a possibilidade de agrupar expressões( gírias) que enumeram coisas próprias do Brasil como: “arara”( ave da família dos Psitacídeos, de cauda longa encontrada em quase todo território brasileiro), “cacau”( fruto ovóide do cacaueiro que contém amêndoas empregadas no fabrico do chocolate e da manteiga de cacau); “tico-tico”( ave que é amplamente encontrada pela América do Sul); “caraminguá “ objeto de pouco valor, dinheiro miúdo); “tutu”( feijão cozido, refogado e misturado com farinha; alimentação dos escravos); “jeripoca”( peixe de couro de cor negra dos rios brasileiros); “couro - de- gato e outro

Caipirismo

Maneira própria de um caipira se referir a dinheiro.
São empregadas as gírias: “jabá”; ”jabazinho”, “jabaculê” (é referências a um elemento típico, a carne seca, usada predominantemente no nordeste do país.); “grilo” ( tipo de inseto ortóptero, de coloração geralmente parda ou escuro, com membros posteriores muito grossos, apropriados para o salto, que tem se habitat nas matas); “gaita”( instrumento de sopro com vários orifícios, que se toca fazendo-o correr entre os lábios, instrumento que se destaca na região rural); “capim” (denominação de plantas gramíneas); “ joça” ( coisa insignificante, de pouco valor); “cascaio”(modo caipira de se dizer “cascalho”).

Africanismo

Palavras oriundas de algumas tribos africanas.
Vêm do quimbundo “jimbra”; “jimbo”, “jilongo”, “jimbongo” como gírias para o dinheiro.

Palavras Compostas

Aquelas que apresentam mais de um radical podendo aparecer juntas ou separadas e formadas por elementos distintos, compostos ou não; com repetição dos elementos. Como fato tem-se as gírias para o dinheiro: “calaboca”( dois radicais diferentes que deveriam ser grafados em sílabas disjuntas). “ticotico” (repetição de radicais iguais). “Ainda vêem-se os mesmos aspectos em “!”Parneparnê”, “mola real”, “manga lote”, “faz-me-rir”, “couro de gato”, “meio careca”(nota antiga de quinhentos cruzeiros)

Metaplasmos

Designação comum a todas as figuras que acrescentam, suprimem, permuta ou transpõem fonemas nas palavras.
Como exemplos, “gruja” ou “gurja” que advém da palavra “gorjeta” (dinheiro com que se gratifica um pequeno serviço); “merréis”( da expressão antiga “mil réis”, nome do dinheiro por muitas décadas); “adianto” ( uma derivação regressiva do verbo “adiantar”); ”cantante”, “barós”, “corós” (de cruzeiro), “cruza”( de cruzado ), ”milha”(de milhão), “gadé” e outras que apresentam regressão e mudança fonética de um étimo.

Derivação Sufixal

A palavra nova é obtida pela anexação de um afixo à palavra primitiva. Esse acréscimo é um sufixo. Na gíria para “dinheiro” com essas características acha-se “abobrinha” (do substantivo abóbora), “bagalhoça”( de bago+alho+oca), “bagarote”(gíria para nota ou moeda de mil-réis), “cascalho”( casca+alho, aluviões auríferas ou diamantíferas), “milhando”, “granolina”, “caixinha” entre outras.

Estrangeirismo

Emprego de uma palavra, expressão ou estrutura de outra língua para exprimir uma gíria do dinheiro. Depara-se com algumas formas como “Rachid”, “móni”(do inglês Money, significando dinheiro) e mais recentemente o termo “cash”( do inglês “dinheiro à vista” no ato de pagar ou receber).

Iconografia

Designação através da imagem estampada na cédula do dinheiro.
Chamar-se dinheiro de “arara”(cédula de dez reais), “mico”(cédula de cem reais), “onça”( cinqüenta reais), “beija-flor”( um real), “barão”( Barão do Rio Branco, mil cruzeiros), “Tiradentes”, “Santos Dumont”, “Cabral” entre várias, é relacionar a estampa, o símbolo, à coisa representada.
Na linguagem popular, intensamente jocosa, Dinheiro é chamado de:
Abobrinha, acué, adianto, agrado, algum, arame, arara, baba, bagalhoça, bagarote, bago, bagulho, baguines, bala, baranga, barão, barós, barro, bazaruco, bererê, bilhestre, bola, bolada, bomba, brocha, bronze, bufunfa, burzilhão, cabedal, cacau, caixinha, cachorro, calaboca, calique, cantante, capilé capim, caraminguá, carcanhóis, caroço, carolo, carvão, cascaio, cascalho, cash, changa, chapa, chavo, chelpa, cheta, china, chinfre, cobre, cominho, conques, corós, contos, coscos, coscorinhos, contado, cunfres, cunques, cuprém, dindim, duque, erva, estaleca, estilha, facho, falépia, farpela, faz-me-rir, felpa, felebê, ferros,fio, fundos,gadé, gaita, gaitolina, gás, gimbo, galo, ganhapão, grana, granolina, grilo, grude, gruja, guilhes, guino, guita, gurja, jabá, jabaculê, jabazinho, jeripoca, jibungo, jimba, jimbo, jimbongo, jiripoca, joão-da cruz, lã, legume, lençol, luz, maçaroca,maco, mago, mangos, mangalote, maquia, massa, meio careca, merreca, merréis, metálico, migalha, mijones, milha, milhafre, milhanço, milho, miúdo, mola real, móni, mosca, mufunfa, música, naita, nicolau, níquel, nota, numo, óleo, onça, ouro, pacotes, painço, pápula, parneparnê,parni, parrolo, pasta, paus, pecúnia, pedágio, peefe, pelga, penique, pichulé, pila, pilcha, pilim, pilimpilim, pixo, pixolé, pororó, pororoca, prata, quebrados, quido, quina, quintuques, quirera, rachid, rachuncho, roço, saco, sapécoas, siris, sonante, taco, tacho, teca, ticotico, tostão, tubos, tucum, tusta, tutu, trocados, unto, ventarola, vento, verba, verde, verdinha, vintém, xartante, zergulho, zinco e outras.

CONCLUSÃO

Este artigo enfatizou aspectos relevantes dos estudos lingüísticos. Um, a etimologia que busca explicar a origem da palavra considerando sua relação semântica , o outro uma pequena “viagem” pelo vasto campo da dialetologia, onde se evidenciou as inúmeras gírias e expressões afins para a palavra dinheiro. Essas surgiram de deformações de significantes da linguagem usual ; observou-se que o distanciamento de sua etimologia e a ocorrência de vários fenômenos lingüísticos ocasionou conotações estapafúrdias, que compõem o mais expressivo segmento artesanal da Língua Portuguesa.
Mas o que realmente é estafurdio e a atitude do governo do estado (e) de São Paulo para com os seus policiais...Isso demonstra desprezo que o Excelentissiomo Sr. Xirico tem para com o povo deste Estado...Espero (amos) que ele não vá chefiar a nação...Eu detestaria aprender um outro idioma...O ESPANHOL.

Os meus agradecimentos a Maria Teresa Bidermam, pois sem a inteligência nata da grande expert no domínio do lexicógrafo...nada disso seria possível e estaríamos todos duros e quebrados com antes...
“O léxico de qualquer língua constitui um vasto universo de limites imprecisos e indefinidos”(Maria Teresa Biderman,1978).





.

Monday, October 13, 2008

C A V E I R Ã O ....& caveirinha



Um novo blindado desenvolvido pelo Centro de Tecnologia do Exército (CTEx) poderá substituir as blazers e demais carros utilizados pelas polícias no patrulhamento do Rio. O protótipo da Viatura Especial de Patrulhamento (Vespa) foi apresentado na manhã desta quinta-feira (9) na sede do Centro, na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste.
“Não é um blindado como o `caveirão`. É um blindado que será usado no patrulhamento normal da cidade. O projeto demorou 12 meses para ficar concluído e foi feito para atender a todas as necessidades dos policiais”, disse o major Aguiar, do CETx.
A blindagem do novo veículo suporta tiros de fuzil, inclusive nos pneus. Com capacidade para cinco pessoas, o carro tem seis seteiras, que é uma pequena abertura, que vão evitar que os policiais fiquem com o cano de suas armas para fora da janela. Seu peso é de seis toneladas, e pode chegar a 130 km/h.
O carro entrará em fase de testes nos próximos 60 dias. A princípio, ele será usado no patrulhamento das vias expressas do Rio. O valor do projeto não foi divulgado.
O evento de apresentação do protótipo contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, e de representantes do Exército e das polícias Militar e Civil.
“O protótipo está aprovado. Após a fase de testes, vamos avaliar como ele será inserido nas polícias do Rio”, disse.

NOVE ENTRE DEZ BANQUEIROS USAM ARMANI

HOW DO YOU CALL IT - Patrice

How do you call it - Patrice

TELEVISÃO EM PARAUAPEBAS....TEM DISSO


Eu não sei por que cargas d’água a televisão por satélite aqui de Parauapebas _ PA
Entre uma desaparecida e outra... De repente quem surge na tela... Num debate no Rio de Janeiro entre Um cidadão, que eu não conheço muito bem..., mas que aparentemente é uma pessoa legal... Pelo menos ainda não li ou não soube de nada que desabonasse o cidadão em tela... O.Eduardo Paes... em contra partida o seu oponente nesta contenda...que não sei o final...pois a imagem da tela sumiu...ou por erro da operadora de televisão, ou pelo destino, sabe-se lá...o fato é que o Gabeira, uma mala sem alça, amigo dos cigarrinhos do Demônio...estava tomando de lavada o primeiro debate do Rio de Janeiro .
Fernando Gabeira, para quem não se lembra... É aquele que adora atacar polícia... Claro ele tá sempre apoiando quem está sempre fumando unzinho... e falava como um papagaio...não sei se por causa do fumo, aparentemente são quase todos tabagistas...o fato é que falava em combater a criminalidade do Rio de Janeiro..etc. e tal...parecia até um especialista em segurança pública...quem não te conhece que te compra ...Ele o Gabeira, aquele mesmo da fotinha de ontem nos jornais do Rio...ao sair da praia com uma batinha enroladinha, parecia uma...deixa pra lá...Foi Gabeira que seqüestrou, junto com os seus comparsas de crime o embaixador de uma nação amiga...nos idos de 69...Aliás ele não pode botar o pé nesta nação amiga...pois sabe que vai em cana...lá como no país vizinho o Canadá...cana Dá.
Em certo ponto do debate mostraram o D.V.C. dos partidários de Gabeira... Uma maravilha vai desde 129... passando por outros artigos, resvala no 171...e segue.
É o cara é um ás do crime... Quando a boca ia esquentar a estação saiu do ar... Ou o operador percebeu que estava enviando o sinal para onde não se interessam por assuntos pertinentes ao Rio de Janeiro... Ou eu estava no canal errado.
O Gabeira fez me rir.
E como!

OPERAÇÃO AVALANCHE: POLICIAIS CIVIS E FEDERAIS VÃO PASSAR O NATAL EM FAMOSA CIDADE DE FESTIVAL DE FILMES...EM CANIS...



OPERAÇÃO AVALANCHE: POLICIAIS CIVIS E FEDERAIS PRESOS NOUTRO VALERIODUTO

10/10/2008 Marcos Valério é preso pela PF acusado de "encomendar" inquérito para favorecer empresa
Gabriela Sylos

*Do UOL Notícias -Em São Paulo
Atualizado às 20h15

Uma operação realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (10) prendeu o empresário Marcos Valério, conhecido como o operador do caso mensalão, em sua casa na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), e mais 16 pessoas. Rogério Tolentino, sócio de Valério e também personagem do esquema do mensalão, está entre os detidos.

O empresário Marcos Valério chega à sede da PF, em Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira após ser preso durante a operação Avalanche. Além de Valério e um dos seus sócios, a Polícia Federal prendeu mais 15 pessoas

A chamada operação Avalanche foi deflagrada na madrugada de hoje e efetuou mandados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A polícia investiga, desde o final do ano passado, um grupo criminoso composto por empresários, despachantes aduaneiros, advogados e policiais civis e federais que praticavam extorsão, fraudes fiscais e corrupção.
Em coletiva de imprensa realizada nesta tarde, em São Paulo, a PF explicou que foram descobertos três núcleos durante as investigações.
Um deles, onde atuava Marcos Valério, foi identificado quando uma empresa, da região de Sorocaba (interior de SP), foi autuada pela Receita Estadual em mais de R$ 100 milhões e os envolvidos tentaram desmoralizar os fiscais responsáveis pela autuação. Marcos Valério, conselheiro da empresa, atuou junto com um advogado para fazer com que dois policiais federais instaurassem um inquérito fraudulento contra os fiscais, o que de fato aconteceu, segundo as investigações.
O inquérito, aberto em Santos, já foi apreendido e será analisado pela polícia.
Em setembro, "a polícia apreendeu R$ 1 milhão em Sorocaba, que seria levado para pagar o grupo em Santos", afirma Leandro Daiello Coimbra, superintendente da PF em São Paulo.
A polícia não divulgou o nome da empresa autuada e afirmou que seus executivos estão sendo investigados, mas não foram presos.
O UOL apurou que se trata da Cervejaria Petrópolis, dona da marca Itaipava.
Mais tarde, a Justiça Federal divulgou, por meio de nota, que a empresa em questão chama-se Praiamar Indústria, Comércio e Distribuição Ltda., que pertence ao grupo Cervejaria Petrópolis.
O proprietário da companhia, Walter Faria, teve seu pedido de prisão temporária negado pela juíza federal Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Criminal Federal . "É de se reconhecer que seu nome não é mencionado em nenhum diálogo e nem foi interceptada conversa mantida por ele próprio", afirmou a juíza.
Outro lado
Procurada, a assessoria de imprensa da cervejaria afirmou que agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na unidade de Boituva (SP), mas que a empresa "não possui qualquer tipo de contrato de trabalho com o Sr. Marcos Valério Fernandes de Souza".
A empresa completou que vai se pronunciar apenas depois de analisar o inquérito, mas que "está à disposição das autoridades para prestar qualquer tipo de esclarecimento".
O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, afirmou no início da tarde que seu cliente será transferido a São Paulo para prestar depoimento ainda hoje. "Nós estamos neste momento sem nenhum detalhe para dar, mas posso te afirmar que (a prisão) não tem nenhuma ligação com o caso do mensalão. (O mandado de prisão temporária) envolveria alguma coisa da cervejaria Itaipava", disse Leonardo.
A PF confirmou que a prisão não tem relação com o chamado mensalão.Valério foi preso temporariamente e permanecerá na cadeia por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco.
Outros núcleos
As investigãções da PF chegaram primeiro a um grupo que obtinha, através de um empresário do Brás (região central de São Paulo), informações privilegiadas sobre determinados empresários que apresentavam problemas junto ao fisco.
O informante tinha contatos em órgãos públicos, como a Polícia Civil e Federal, e a Receita Federal e Estadual.
Com os dados em mãos, o grupo praticava extorsão em troca de uma solução ao caso.
Em seguida, foi descoberto um grupo que fraudava tributos de importação através de empresas de fachada com a ajuda de despachantes aduaneiros junto ao porto de Santos, litoral de SP. "Neste grupo estavam dois policiais federais aposentados, dois despachantes e um empresário", afirma o superintendente da PF.
Segundo a PF, os três núcleos agiam separadamente, mas tinham ligação por meio de pessoas que atuavam nos três esquemas, como policiais e advogados. Balanço.
Ao todo, foram 17 prisões (8 preventivas e 9 temporárias), sendo 13 em São Paulo e quatro em Minas Gerais.
Entre os presos estão dois policiais civis, três policiais federais da ativa, dois policiais federais aposentados, três advogados, três empresários, três despachantes e um servidor da Receita Federal.
Segundo a Justiça Federal, os presos temporariamente são:
Áfonos José Penteado Aguiar, Eduardo Roberto Peixoto, José Roberto do Nascimento, Youssef Nakamori do Nascimento, Giorgio Khouri Zarif, Leandro Marinny Lage Balducci, Eloá Leonor da Cunha Vellozo, além de Marcos Valério Fernandes de Souza e Rogério Lanza Tolentino.
Os presos de forma preventiva são: Francisco Pellicel Juniro, Edisom Alves Cruz, Ildeu da Cunha Pereira Sobrinho, Paulo Endo, Daniel Ruiz Balde, Fabio Tadeu dos Santos Gatto, Silvio de Oliveira Salazar e Antonio Vieira da Silva Hadano.
Além das prisões, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão.
Os policiais apreenderam notebooks, mídia eletrônica, documentos e mais de R$ 500 mil na casa de um advogado preso em Minas Gerais.
Os acusados podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão, formação de quadrilha, contrabando e descaminho, quebra de sigilo e divulgação de dados sigilosos.
As penas, somadas, ultrapassam 15 anos.

Sunday, October 12, 2008

Marcos Valério espera uma maozinha de Zé Dirceu






Só rindo... O ex-ministro José Dirceu, cassado pelos brasileiros (Congresso) esta igualzinho ao marcos Valério... Acaba de ser submetido a um implante para tentar encobrir à careca, imitando seu amigo Marcos Valério. Pelo visto falta agora uma mãozinha do dileto amigo para se safar de mais esta... Pelo menos não foi algemado né Marcos?


.

EU DESCOBRI QUE A ÚLTIMA COISA QUE PASSA PELA CABEÇA DE UM INSETO AO CHOCAR-SE CONTRA O PÁRA-BRISA...É O RABO.

 
 
 
 
Posted by Picasa

THE DRIVER

 

 
Posted by Picasa

Esqueci de dizer que o motorista era o Bin Laden

 
 
 
 
Posted by Picasa

Rio Araguaia e fazendas do Pará & Tocantins

 
 
 
 
Posted by Picasa

ABOLINDO O GERUNDISMO

ABOLINDO O GERUNDISMO
Cuidado com a pseudonorma da língua culta, culta?


Bons profissionais precisam estar abolindo o gerundismo
Domingo,12 de Outubro de 2008, 08h16 Alias, para mim é de madrugada!


São Paulo, 12 de Outubro de 2008 -

Ter boa capacidade de comunicação é fundamental no mundo corporativo. Por isso, atentar contra a língua portuguesa durante uma apresentação de negócios pode arranhar a imagem profissional de qualquer gestor. Principalmente se a gafe for o uso do gerundismo, vício de linguagem que se tornou uma espécie de praga nas empresas nos últimos anos. Por estar associado aos níveis mais baixos da hierarquia empresarial, usar expressões como "vamos estar reestruturando"(VAMOS REESTRUTURAR) soa como palavrão quando pronunciadas por um executivo.

Como todos estão sujeitos a eventuais deslizes, uma dica para contornar a situação é usar o bom humor. A sugestão é de Ricardo Piovan, diretor da Portal Fox, empresa especializada em consultoria organizacional, coaching e treinamentos. Há cerca de cinco anos, quando começou a fazer palestras, ele percebeu que costumava incorrer em alguns vícios de linguagem - palavras ou construções que atrapalham a manifestação clara do pensamento (veja box) - e resolveu fazer um treinamento específico sobre comunicação. "Hoje, como meu ouvido está mais educado, se escapa um gerundismo, faço uma brincadeira com a situação e continuo", comenta.
Para Piovan, o hábito de usar gerundismo prejudica a credibilidade do profissional. Ou seja, o público pode pensar que a falta de preocupação com algo tão básico como a própria capacidade de expressão pode ser um indício de negligência com outros aspectos da carreira. "Esse raciocínio não é necessariamente verdadeiro, pois a pessoa pode ser ótima gestora. Mas a queda de confiança acontece, e até de modo inconsciente", alerta Piovan. A boa notícia é que na alta gerência esse tipo de problema é incomum. Porém, os demais escalões precisam ficar alerta. "Entre os coordenadores e também no nível operacional, o gerundismo ocorre com freqüência", aponta.
Curiosamente, segundo os acadêmicos, o gerundismo não é um erro do ponto de vista gramatical. "Não há nenhuma regra na língua portuguesa que impeça a utilização desse tipo de construção", esclarece José Simões, professor da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP). Porém, no mundo corporativo e mesmo fora dele, esse tipo de expressão verbal continua sendo malvisto.
Seja ou não mero preconceito, o fato é que há formas menos polêmicas e até mais simples de formular a mesma idéia que o gerundismo tenta expressar. Sem contar que esse vício de linguagem é geralmente associado aos funcionários de telemarketing. Há quem diga que o gerundismo começou com a má tradução dos manuais de telemarketing, em meados dos anos 90. É que no inglês o gerúndio é uma das formas verbais usadas para indicar futuro, em uma estrutura que não existe na língua portuguesa.
A explicação é engenhosa, mas, para Simões, carece de base. "Acho que até agora ninguém olhou essas apostilas para saber se foi assim mesmo que o gerundismo surgiu", contesta. O acadêmico tem outra hipótese para o fenômeno. Para ele, no contexto do telemarketing, as pessoas tentam usar uma linguagem mais culta do que normalmente usam. Por isso, acabam criando uma "pseudonorma culta da língua". Ele lembra que, há cerca de duas décadas, os professores de português consideravam errada a locução verbal "vou ir". Hoje, esse tipo de construção é a mais comum para expressar o futuro. O problema é que os funcionários de telemarketing "tentam mascarar o vou mandar e acabam dizendo vou estar mandando",(VOU MANDAR) analisa.
De qualquer modo, quem ocupa os primeiros postos das empresas já está mais atento ao problema. Para Regina, o gerundismo ainda é muito falado, mas os executivos já "se tocaram" do problema. Ela conta que uma de suas alunas, uma consultora na área de empreendedorismo, costumava usar muito esse emprego incorreto do gerúndio. "As pessoas comentavam o fato. Diziam que ela tinha um modo de falar que não era compatível com a função dela. Para ser sincero, o gerundismo é visto como uma linguagem de pessoas menos qualificadas. Além de ser antipático e cansar o ouvinte", observa.
(Gazeta Mercantil - João Paulo Freitas)

LIGEIRINHO - O GERUNDISMO É UMA MERDA.......ESTA SENDO UMA MERDA.....ESCOLHAM!



.

CARTA DE PRINCÍPIOS DOS TIRAS EM GERAL

CARTA DE PRINCÍPIOS DOS TIRAS

EM GERAL



1. Somos um bando de insubmissos, insubordinados, insolentes.
2. Deixamos marcas quase imperceptíveis, sub-reptícias, indeléveis.
3. Não compramos não nos vendemos, não trocamos, não calamos.
4. Não nos responsabilizamos por lapsos individuais de lucidez. Nem coletivo.
5. É raro recusarmos um convite para jantar.
6. À noite, ou não, também dormimos, como toda a gente.



Pensamento do dia



( Ordem do dia )



«A polícia completa será aquela que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Não desanimem, “soldados, só vos faltam às qualidades».



TOP CAT

TOP CAT
TOP CAT

Followers


Assista um belíssimo vídeo sobre Natal, a Noiva do Sol, a Rainha das Dunas.

RIO GRANDE DO NORTE

Fotinhas do ligeirinho, para vê-las. clique na parede da foto da Base Aérea Naval - Truman Annex.

NOTÍCIAS POLICIAIS

Loading...
More about the Blog Bar

POLICIAL

Loading...
More about the News Bar

FALAR

FALAR
“Às vezes é melhor ficar calado, e deixar que as pessoas pensem que você é um imbecil do que falar e acabar de vez com a dúvida.”

FREIO DE MANO

FREIO DE MANO
EQUIPAMENTO ORIGINAL

I am a cop I am not a writer

Hey all,

What’s up folks

I started my first and only blog a little over a year ago. It's
really more of a photo blog than a regular blog. I'm a Police Detective Investigator,
and I use my photo blog to keep people up to date on what I've been up
to politely.

Now that it's been awhile, I wanted to take stock of what I've done and you too buddy
and get some opinions. So, tell me what you think. About the
layout. About my photos, because I am an addict traveler, and I have shouted many picks.

I an not a good writer, as you will see.

If you want, please leave a comment in my pages, if anonymous I will understand it.

The quality photography’s blog is not a professional service; I am an amateur’s

Photographer. What do you think?


I could improve on. ?

What do you like and dislike?

Thanks so much!

Ligeirinho

Badge 6125

Totus tuus Cinema do Lija

YES, we Créu!

Polícia Civil

Polícia Civil

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS (SALVO EXCEÇÕES ESPECIAIS), NÃO SERÃO CONSIDERADOS, MESMO QUE NÃO SE ENCONTRE ATIVADA A MODERAÇÃO DOS MESMOS, NUNCA SE SABE...EU ANDO ARMADO COM UMA 45.

INVESTIGADOR DE POLÍCIA

INVESTIGADOR DE POLÍCIA
INVESTIGADOR DE POLÍCIA

PARA PUBLICAR AQUI NO BLOGUE DO LIGEIRINHO


O interessado deverá enviar via correio para o endereço
NW 3929 Northwest 79th Avenue
Miami, FL 33166, USA
(305) 477-8118‎
(305) 599-9363‎ - Fax
,
Ou para a Delegacia de Polícia do Jardim Chove Balas,também conhecido como Delegacia de Polícia do Vietnam, na Rua Itapicuru, 80 , Bairro Perdizes, Sao Paulo, SP CEP: 05006000. phonefax (5511)3864 5439 - (5511) 3864 5265 caso tenha interesse pode enviar e-mail para ligeirinho59@gmail.com colocar o título da matéria, com o assunto em tela, denuncias, piadas artigos de interesse policial ou de relevância, tudo para ser publicado no blogue do LIGEIRINHO

REGRAS DE PUBLICAÇÃO:
1. Todos os artigos assinados serão publicados, sem exceção.
2. É óbvio que após a sua matéria for ao ar, você é o responsável pelo teor do artigo assinado por você.
3. O administrador não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo dos artigos anônimos, por isso eu algumas vezes não os publico, caso queira le-los venha ao Jardim Chove Balas, eles estão arquivados.
4. Os artigos não assinados serão submetidos a uma revisão legal, podendo ser ou não publicado.

5. COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS (SALVO EXCEÇÕES ESPECIAIS), NÃO SERÃO CONSIDERADOS, MESMO QUE NÃO SE ENCONTRE ATIVADA A MODERAÇÃO DOS MESMOS, NUNCA SE SABE...EU ANDO ARMADO COM UMA 45.

LIGEIRINHO59@GMAIL.COM

PEOPLE ON LINE

TRUMAN ANNEX NAVAL BASE

A Verdade do Dia

Escrivã de Polícia uma eterna incompreendida

Escrivã de Polícia uma eterna incompreendida
Na foto não é possível ver a bola de ferro atada a corrente numa ponta e ao pé da mesa, na outra ponta

Caça-Otários

Caça-Otários
A sorte está solta

AVISO AOS NAVEGANTES

AGRADECE O RESPONSÁVEL DESTE BLOGUE QUE NÃO PROSSIGA NO MESMO EM CASO DE SER MILITANTE DO PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB- .
AO CONTINUAR A SUA VISITA A ESTE BLOGUE ASSUME NA ÍNTEGRA A SUA OPÇÃO.
CASO VOCÊ SEJA UM CADEIRANTE, OU RECOLHA OU ATÉ MESMO UM DELEGAY OU INVESTIGAY...MODERE SUA LINGUAGEM...SENHORITAS VEM AQUI DE QUANDO EM QUANDO TENTAR ARRUMAR UM BOM PARTIDO.

Vem cá moleque

Vem cá moleque
Vem cá moleque

Marmitex quentinha, nem pensar...Pão e água...umas batatinhas de consolo e olhe lá!

Marmitex quentinha, nem pensar...Pão e água...umas batatinhas de consolo e olhe lá!

Meus visitantes pelo mundo

Meus visitantes pelo mundo
Everybody hates me

Direto do beco da bosta, no Maranhão...

Direto do beco da bosta, no Maranhão...
Beco da bosta é um logradouro público Algumas ruas e becos, recobertos por pedras de cantaria, chamam a atenção dos visitantes pelos nomes exóticos e engraçados que têm. Imagina você andando pela Rua do Giz, Rua da Inveja ou Rua dos Afogados? E pelo Beco da Presa, Beco da Bosta, Beco do Caga-Osso ou Beco do Quebra-Bunda? Cada um desses nomes tem uma razão de ser, tem sempre uma história para contar. Eu conheço todos estes logradouros...mas o mais legal é tomar um drink na Praia do Calhau com o amigo E. Lobão!

Popular Posts

P.C.C. - C.V.

P.C.C. - C.V.
PISCINA CHURRASCO E CERVEJA & COCO COM VODKA

Total Pageviews

ligeirinho-ligeirinho é um blogue de opinião, crítica, humor, coisinhas de menos importância e...

"ligeirinho-ligeirinho é um blogue de opinião, crítica, humor, coisinhas de menos importância e outros assuntos e afins, têm também boas e más notícias para os leitores deste espaço policial. Quem pretender servir-se deste espaço para falar mal de outrem, trazer discórdia, insultar, ofender, xingamentos, caluniar ou instigar à violência de um modo geral e mesmo particular, não se dê a esse trabalho, os comentários talvez nem sejam publicados, desculpe, mas é assim.”



APOIO

A TODOS OS VERDADEIROS POLICIAIS E COLABORADORES, QUE ABOMINAM ESTE GOVERNO E QUEM O APOIA, SEJAM DESDE JÁ MUITO BEM VINDOS AO LIGEIRINHO-LIGEIRINHO,O AMIGO DAS PRIMAS.

Pages

Gente boa, são os meus trutas...

Gente boa, são os meus trutas...
Gente Coisa é outra fina

AQUI NAO ACEITAMOS DESAFORO

AQUI NAO ACEITAMOS DESAFORO
Língua não tem osso

Polícia Civil

Polícia Civil
QUADRO DE AVISOS

Ser investigador de Polícia é...

Ser investigador de Polícia é...

RULES OF PUBLICATION:

1. All signed articles are published, without exception. 2. It is obvious that after the matter goes live, you are responsible for the wording of Article signed by you. 3. The administrator assumes no responsibility for the contents of the anonymous articles, so I sometimes not the public, if you want to read them come the rains Garden bullets, they are filed. 4. The unsigned articles will be subject to legal review and may be published or not. 5. COMMENTS OF ANONYMOUS (EXCEPT SPECIAL EXCEPTIONS) SHALL NOT BE CONSIDERED, EVEN IF NOT FIND THE TEMPERANCE ENABLED THEM, NEVER KNOW ... I WALK ARMED WITH A 45.

These Words

These Words
Total Madness

LIGEIRINHO

Lija's contact

Este espaço pretende ser familiar, policial civil e policial militar, que senta a pua em quem servir a carapuça (sejam eles quem forem)!

E que as pulgas de mil camelos infestem o cu daquele que estragar seu dia e que os braços sejam muito curtos para coçar, aqui, fala-se besteira de teor moderado, não se assunte. Algumas das imagens e textos (sempre que possível com a identificação do autor) utilizados neste blogue são provenientes de várias fontes, designadamente, órgãos de comunicação social, sites, blogues e motores de busca.

Algumas as quais eu pago para ter os direitos das imagens e dos textos. E se alguma entidade se sentir lesada ou não Permitir a utilização de algum conteúdo, e se o conteúdo for de alguma forma protegido, ou se estiver em desacordo às regras de sites & blogues, comunique-me, por favor, e o mesmo será prontamente retirado.

O mesmo vale para a citação, ainda que devidamente identificada e aqui postada através de um link, seja de notícias ou outros textos publicados no universo blogger.

However...entretanto, fiquem a vontade pois, em último caso, eu apago a postagem do blogue - Atendendo a pedidos da comissão de advogados do sindicato dos investigadores de polícia do Estado de São Paulo, prometo maneirar…Lá não agüentam mais me defenderem, às custas da minha mensalidade.

PARA EVENTUAIS CONTATOS, ligeirinho59@yahoo.com


lija

Need to make a Collect Call?


If you are looking to make a collect call (Reverse Charge) to the USA, Canada, Mexico, United Kingdom or Germany, you have come to the right place. With 1-800-Call-4-Lija Collect Call Service, you can save up to 60 percent.



How to make a Collect Call?

  1. Pick up the telephone receiver, listen for dial tone, then dial 1-800-81361600-5452.
  1. At the tone press 1 for a Collect Call.
  1. Enter the Area Code and Number you wish to call.
  1. At the tone, Speak your Name.

Alternate calling options:



Use your Local Calling Card, Visa card, Master Card, American Express, Diners Club, JCB, Carte de Blanche or Discovery card to place discounted calls with 1-800-Call-4-Lija.


Need to make a collect call to a Cell Phone?



If you are looking for a way to place a call to a cell phone, you have come to the right place. With 1-800-Call-4-Lija, you can call a cell phone and they can be charged via Text Collect Services.



How to make a Cell Phone Collect Call?

  1. Pick up the telephone receiver, listen for dial tone, and then dial 1-800-81361600-5452.
  1. At the tone press 1 for a Collect Call.
  1. Enter the Area Code and Number you wish to call.
  1. At the tone, Speak your Name.

Alternate calling options:



Use your Local Calling Card, Visa card, Master Card, American Express, Diners Club, JCB, Carte de Blanche or Discovery card to place discounted calls with 1-800-Call-4-Lija.



Need to make a call using your Credit Card?



If you are looking for a cheap way to make a call with a credit card (Debit Card), you have come to the right place. With 1-800-Call-4-Lija Collect Call Service, you can save up to 60 percent.



How to make a Calling Card (Debit Card) Call?

  1. Pick up the telephone receiver, listen for dial tone, and then dial 1-800-81361600-5452.
  1. At Prompt, Enter your Credit Card Number
  1. Enter Expiration Date (MMDD) (2 digits Month + 2 digits Year)
  1. Enter Your Billing Zip code (International Cards need to Press Zero for an operator)
  1. Enter Security Code
  1. Enter the Area code and Number you wish to call (For International: Dial 011+Country code + Number)
  1. Hold while your call is placed

We except Visa card, Master Card, American Express, Diners Club, JCB, Carte de Blanche or Discovery.



Para Espanol clique aqui #

Para Árabe clique aqui #

Para Alemão clique aqui #

信心 xin4 xin1…………#

e ( ren2, ....)…….#



PORCO ESPINHO MALANDRO

PORCO ESPINHO MALANDRO
E quando paga, o faz com cheque sem fundos...

LIVE BLOG STATS

FRIEND CONNECT

RADAR STATS

ALÔ ALÔ

ALÔ ALÔ
ALÔ ALÔ

Cacarécos & coisas e trecos dos tiras em geral

Cacarécos & coisas e trecos dos tiras em geral
Não saia de casa sem ela

Smile, you are on candid camera

Blog Archive

Agora, para todo o planeta, via satélite

Agora, para todo o planeta, via satélite

CITRUS SINENSIS

CITRUS SINENSIS
LARANJA NÃO VAI PRA CADEIA !

Search This Blog

Bem-vindo ao e-mail boletim Ligeirinho.com!

Bem-vindo ao e-mail boletim Ligeirinho.com!

Este boletim reúne alguns dos artigos, fotos, enquetes e outras informações que tenha sido publicada no site www.ligeirinho-ligeirinho.blogspot.com ao longo da última semana ou assim. Não se esqueça de visitar o site www.ligeirinho-ligeirinho.blogspot.com de checkout no nosso arquivo de artigos, páginas de informações úteis, anúncios classificados, serviços, fórum e outras páginas inclusive o banco de permutas. Então leia sobre e nós esperamos que você aproveite o boletim. Como sempre, se você tiver quaisquer comentários, como o que você gostaria de ver mais ou menos no site ou newsletter, não hesite em contactar-me ligeirinho59@yahoo.com.
Por favor, note que, embora não estejamos em São Paulo, o site e o boletim são para todos os policiais do Brasil e demais leitores e convidados. Estamos particularmente interessados em ouvir as pessoas de fora da cidade de São Paulo, especificamente os policiais de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Nordeste, então se você gostaria de escrever sobre suas experiências ou qualquer assunto relacionado ao Brasil ver o nosso pedido de "escritores do artigo" abaixo, tais como o Glácio, de Natal no Rio Grande do Norte, o Antonio Rosendo de Lisboa, Portugal o Alexandre Félix Campos de São Paulo, o Investigador Leonel do Amazonas, o comissário Manoel, a Injuriada, o Georges Habib O Fatal dentre outros que preferem ficar com os seus codinomes...e os que preferem ficar totalmente escondidos.
Se você está interessado em saber a origem por trás do nome do site, então ligue para 084 8745 3503 e fale com o Ligeirinho

Welcome to e-mail newsletter Ligeirinho.com!
This report brings together some of the articles, photos, polls and other information that has been published on the site www.ligeirinho-ligeirinho.com over the last week or so. Do not forget to visit the site www.ligeirinho-ligeirinho.com checkout our archive of articles, pages of useful information, classified ads, services, forum and other pages.
So read on and we hope you enjoy the newsletter. As always, if you have any comments, as you would like to see more or less in the site or newsletter, do not hesitate to contact me ligeirinho59@yahoo.com.
Please note that although we are not in Sao Paulo, the site and newsletter are for all Brazil's police and other readers and guests. We are particularly interested in hearing from people outside the city of São Paulo, specifically the police in Sao Paulo, Rio de Janeiro and the Northeast, so if you would like to write about their experiences or any subject related to Brazil see our request for "Article Writers" below, such as Glácio of Natal in Rio Grande do Norte, the Rosendo Antonio from Lisboa, Portugal Alexandre Félix Campos from Sao Paulo, Leonel Investigator from the Amazon, the Commissioner Manuel, the injured, the Georges
Habib The fatal among others and those who prefer to remain hidden.
If you are interested in knowing the origin behind the name of the site, then call 084 8745 3503 and talk to Ligeirinho

Odometro


View My Stats

TAGS

Tags

Tic Tac, todo mundo sabe o que significa, Tico e Teco todos os conhecem, eles são os Neurônios das Loiras e as TAGs o que São?



Neste campo, chamado de 'nuvem de tags', na maioria dos blogues, tais como o blogue do ligeirinho.com, traz uma nova forma de navegação para o conteúdo de notícias e com a cara do seu jornal na internet. Além de navegar pelas listas de matérias nos tópicos policiais, por assunto, o leitor pode simplesmente clicar em uma tag e ver todas as matérias relacionadas com aquele assunto. Por meio destas tags, ou palavras-chave, os internautas que escrevem neste blogue classificam as matérias segundo temas específicos.
E é a partir delas que o sistema do novo blogue do ligeirinho faz a devida separação, combinando as chamadas tags.
Isso faz com que assuntos mais freqüentes sejam destacados, aparecendo com um tamanho de texto ou mesmo com cores diferentes.
É o jeito do lija de fazer mais para você, de um modo simples e intuitivo de saber quais são os assuntos mais quentes do dia-a-dia das delegacias e departamentos de polícia, com apenas uma passada d’ olhos. Além disso, é por meio das tags que o leitor deste blogue encontra outros materiais disponibilizados em outros blogues, tipo blogue do Investigador de Polícia, do Flávio Lapa Claro, blogue Flitparalisante, do Delegado Roberto Conde Guerra, blogue do Doutor Protógenes, Delegado de Polícia Federal, tudo de acordo com o seu gosto e interesse, basta clicar nas tags AH a propósito eu ia fazer um auto elogio, mas ainda em tempo me lembrei de que elogio de boca própria é vitupério.

HERE I HAVE SASTIFACTION AND PLEASURE TO PUBLISH YOUR COMMENTS

Here at Ligeirinho's blog, I and others who write here, we all have the great pleasure and great satisfaction and pleasure to publish your comments.

But, however, here however we reserve the right to reject texts with foul language with profanity or offensive language, or words of profanity.

As we pass one or the other, since that is part of the context.

Comments are the sole responsibility of their authors and do not reflect the views of this blog, even as we are not beasts. (Idiots)

aqui nos temos o prazer e a satisfação em publicar...

Aqui no blogue do ligeirinho, eu e os demais que aqui escrevem, todos nós temos o imenso prazer e a maior satisfação e o maior prazer em publicar seus comentários.
Mas, porem, entretanto aqui reserva-mos o direito de rejeitar textos com linguagem chula, com termos ofensivos ou obscenidades, ou com palavras de baixo calão.
As deixamos passar uma ou outra, desde que faça parte do contexto.
Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blogue, mesmo porque nós não somos bestas.(Idiotas)

REVOLVER

REVOLVER
REVOLVER

ESTOU CAGANDO

ESTOU CAGANDO
ESTE BLOGUE ESTÁ-SE A CAGAR...PARA QUEM DELE NÃO GOSTAR

Welcome to the blog page for "LIGEIRINHO"!

Welcome to the Technorati blog page for "LIGEIRINHO"! This page features information about the blogs that are in Technorati's community. Are you a reader or a fan of this blog? Have something to say about this blog? Write a review or a comment about it! You can write a review that will appear right here and, if you choose, in your twitter stream as well.


Você é um leitor ou um fã deste blog? Tem algo a dizer sobre este blog? Escreva uma resenha ou um comentário sobre ele! Você pode escrever uma resenha que vai aparecer aqui e, se você escolher, em seu fluxo twister também.

Vai lá no site

Help o lija

Help o lija

Conhecida como coração de mãe, sempre cabia mais um!

Conhecida como coração de mãe, sempre cabia mais um!

R.U.P.A.

R.U.P.A.

CAMBIO DE 3 MARCHAS NO VOLANTE, BOTÃO DE SIRENE NO PÉ!

CAMBIO DE 3 MARCHAS NO VOLANTE, BOTÃO DE SIRENE NO PÉ!

Chefia, liga o ar condicionado!

Chefia, liga o ar condicionado!

(EU ESTAVA LÁ e eu deixei o meu recado)

(EU ESTAVA LÁ e eu deixei o meu recado)
Tava só dando um tapinha, quando eu percebi, tinha um monte de tira,pra tudo que é lado...

About Me

My photo
Extremoz , RIO GRANDE DO NORTE , Brazil

CALMA TIA , ESTAMOS DE GREVE

CALMA TIA , ESTAMOS DE GREVE
O SÉRPICO ESTAVA LÁ...né Tia?

Prainha do Ligeirinho - Extremoz,RN