CACHORRADA

CACHORRADA
AS VACAS GOSTAM

LEI CHICO DA PENHA

LEI CHICO DA PENHA
VIOLENCIA DOMESTICA

LIGEIRINHO NO TWITTER

Pinterest do Lija

A VIDA COMO ELA É

A VIDA COMO ELA É

Translate

Thursday, March 12, 2009

IMPOSTO DE RENDA




Sabe, eu estava aqui pensando com os meus botões e matutando...Como fazer para dar um nó no imposto de renda.
Todo mundo faz isso, o Daniel Dantas, o Zé Dirceu, o Lalau... E pensei nestas possibilidades de abater, pelo menos vou tentar... Na maior cara de pau.



I.R. 2008 - relação de dependentes


PREPARANDO A DECLARAÇÃO DE I.R 2008?


Já atualizou sua lista de dependentes do I.R? Não? Então pode copiar da minha.

DECLARAÇÃO ANUAL DE RENDIMENTOS – I.R

(Por definição, são meus dependentes, todos aqueles que eu Sou OBRIGADO, POR LEI, A SUSTENTAR)

RELAÇÃO DOS MEUS DEPENDENTES:

01) Presidência da República e assessores;
02) Governo e assessores (até mesmo os familiares nomeados por clientelismo político);
03) Câmara Municipal de São Paulo, e olha que quase o Vicente Viscome volta pra lá...Credo... E assessores, (até mesmo os familiares nomeados por pelo mais puro nepotismo, quer pessoal, quer político, ou por qualquer tipo de falcatrua ou por satisfação pessoal de lascívia); (idem); Há Municípios onde trabalha a família toda do Presidente e do seu Vice, bem como antigos opositores...
04) TELEFONICA... Sem o acento circunflexo (consumos mínimos);
05) ELETROLUF... Oops ELETROPAULO (consumos mínimos);
06) BRASILTELECOM; NET, SEM TER QUE CASAR COM A IVONETE, etc... Skavuska!
07) Gás, aquele da Bolívia (consumos mínimos);
08) Beneficiárias da taxa de saneamento básico (recolha de lixo, etc.); não se esquecendo do guarda noturno, aquele do apito chato pra chuchu!
09) Centros de inspeção de veículos; soltar uma graninha pro seu carro passar na inspeção, NO MEU CASO FOI UMA GRANONA, POIS É UM VOYAGE 81
10) Companhias seguradoras (seguro automóvel obrigatório) ;
11) UOL – acesso a internet;
12) Concessionárias de parques e estacionamento do meu automóvel;
13) Concessionárias de terminais aeroportuárias e rodoviários;
14) Instituições financeiras - Taxas de administração e manutenção de contas correntes, renovação anual de cartões de créditos/débitos, requisição de talões de cheque etc.;
15) Mais de 300 deputados da Assembléia da República, com os respectivos ESQUEMAS de apoio....Os picaretas que o Lula se referiu em data recente, lembram deles, eu lembro.
16) ORTN,TELE-SENA DO BAÚ, TITULOS DE CAPITALIZACOES e demais esquemas de enriquecimento fácil de administradores e gestores cleptomaníacos a que o estado entrega os impostos que pago, para evitar o alarme social e financeiro. Tenho a certeza de que me esqueci de um monte deles... Pode lembrar-se e acrescentar por mim?
17) Reservar 4,27 reais para o cunhado, dar tratos ao meu imposto de renda, pelo serviço prestado e para os fins do meu numerário, até que é muito, pois tenho certeza que vão desperdiçar o meu rico dinheirinho nalguma tranqueira...pode apostar


HISTÓRIA DO IMPOSTO DE RENDA

============================

Em 1534 foram criadas as Provedorias da Fazenda Real (extinta em 1770 pela Coroa Portuguesa), que foram as primeiras repartições tributárias no Brasil.
Na época parte desses tributos arrecadados era destinada a Coroa Portuguesa.
O Erário Régio ou Tesouro Real surgiu no reinado de D. José I, através da carta Lei de 22/12/1761, depois da extinção da Casa dos Contos do Reino.
A Casa simboliza o regime de centralização absoluta: todas as rendas da Coroa ali davam entrada e dela saiam os fundos para todas as despesas.

A partir do Erário Régio, o ato de arrecadar e repartir, mudou o nome e o destino do que era arrecadado, foi transformada na Secretária da Receita Federal, responsável pela administração, arrecadação e fiscalização tributária, o qual obteve um grande avanço quanto às facilidades para se cumprir às obrigações tributárias. A partir do ano 1960 com o crescimento da arrecadação e aumento da carga tributária nacional, que estava em torno de 16% e 18% do Produto Interno Bruto (PIB) no início da década, e a partir de 1968 passou para mais de 24% do PIB.

1808 - a família real veio para o Brasil onde foi criado o conselho da Fazenda, subordinada ao Erário Régio, com a finalidade de administrar a arrecadação e a fiscalização dos impostos

1924 - foi criado o Ministério da Fazenda e o Tribunal do Tesouro Público, o qual em 1831 denominou-se Tribunal do Tesouro Nacional.

1850 - no Tribunal do Tesouro Nacional, foi criada a Diretoria Geral das Rendas Públicas, órgão especializado em administração tributária.. Em 1892 foi alterada para Diretoria das Rendas Públicas e em 1909 para Diretoria da Receita Pública.

1934 - a administração tributária assumiu a Direção Geral da Fazenda Nacional, constituída pelos Departamentos de Rendas Internas, Rendas Aduaneiras e Imposto de Renda. Sua estrutura de funcionamento era plurifuncional, cada um tinha a responsabilidade de administrar os tributos de sua competência o qual exercia as atividades de tributação, fiscalização, arrecadação e ajudar administrativamente.

1968 - foi criada a Secretaria da Receita Federal, instituída pelo decreto 63.659/68, a qual substituiu à antiga Direção-Geral da Fazenda Nacional, o resultado das reformas 65/67, a qual se ajustaram as administrações tributárias, ao rápido desenvolvimento econômico no País.

------------------------------------------------------
O surgimento mundial do imposto de renda

(Breve histórico no Brasil)


Marcelo Magalhães Peixoto
Contabilista e consultor de tributos/ Responsável pelo site www.tributo.net

O surgimento do Imposto de Renda no mundo não tem um período exato de registro, de toda forma, há quem sustente que já em Roma e Atenas existia o Imposto de Renda (1); outros afirmam que o referido tributo surgiu em Florença sob o nome de Décima Scalata (2).

De toda sorte, há um consenso com relação à história moderna do Imposto de Renda que teve início na Grã – Bretanha. Henry Tilbery nos ensina que esse imposto, surgido no século XVIII, teve diversas formas de imposição sobre a renda consumida, ou seja, sobre a posse de carruagens, cavalos, imóveis, relógios... O saudoso professor diz ainda que o Imposto de Renda em sua acepção clássica surgiu especificamente em 1799, sendo que a sua instituição foi proferida por Willim Pitt para contribuir no financiamento da guerra(3) contra a França. Com o passar do tempo tornou-se um imposto definitivo com o nome de Income Tax. Destarte, faz-se mister relatar que o Imposto de Renda, após seu surgimento, passou por 3 (três) grandes fases, quais sejam: de início ele foi instituído como imposto de guerra, logo depois, passou a ser instituído em períodos de dificuldades financeiras e com o tempo passou a ser um imposto permanente.

No Brasil, segundo Augusto Olympio Viveiros de Castro (4), antes ainda do Império, no Brasil Colônia, havia um imposto desse gênero, a “décima secular” ou “directa”, que recaía sobre todos os interesses e rendas, com alíquotas de 10% (dez por cento), estando a ela sujeitas todas as pessoas, de qualquer qualidade ou condição (5).

Contudo, o Imposto Geral sobre a Renda foi instituído no Brasil em 1922, por meio da lei nº 4.625 de 31/12/22 “lei de orçamento”, sendo que o lançamento e arrecadação do novo tributo deveriam começar no ano de 1924 (6). Destarte, um ano antes de sua efetiva instituição aprovou-se a lei 4.783 (7), de 31/12/1923 e efetuou-se uma emenda na lei 4.625/22, ou seja, ficou positivado que os “rendimentos” (8) seriam classificados em quatro categorias:

1º) Comércio e Indústria

2º) Capitais e Valores Mobiliários

3º) Salários públicos e particulares e qualquer espécie de remuneração

4º) Exercício de profissão não comercial

Com o surgimento do Estado Novo do Governo Getúlio Vargas, fora então promulgada a Constituição de 1934, e a partir desta nova Carta, o Imposto de Renda passou a ter status Constitucional e sua competência impositiva ficou sendo da União. A redação introduzida na Constituição de 1934, era a seguinte:

Art.6 - Compete também, privativamente à União:

I – Decretar imposto:

c) de renda e proventos de qualquer natureza, excetuada a renda cedular de immoveis;

Logo após três anos – veio à tona uma nova Constituição, no ano de 1937, ainda no Governo de Getúlio Vargas, e a redação do art.6º da Carta de 1934 teve uma pequena mudança. Vejamos:

Art.20 – É da Competência privativa da União:

I – Decretar imposto:

c) de renda e proventos de qualquer natureza.

No passar dos anos, o Imposto de Renda – por meio de diversas alterações impostas pela lei e muitas vezes por outros instrumentos não tão formais, ou seja, por Decretos, etc, passou a ser o tributo que mais receita trazia para a União, sendo que por volta do ano de 1943 sua arrecadação atingiu a façanha de 35% da receita tributária do Governo Federal.

Com o fim da ditadura de Vargas, sob novo governo “agora democrático” foi promulgada uma nova Constituição Federal, ou seja, a Carta de 1946, e a redação relativa ao Imposto de Renda ficou da seguinte forma:

Art.15 – Compete a União decretar imposto sobre:

IV – renda e proventos de qualquer natureza

§3º A União poderá tributar a renda das obrigações da dívida pública estadual ou municipal e os proventos dos agentes dos Estados e dos Municípios, mas não poderá fazê-lo em limites superiores aos que fixar para as suas próprias obrigações e para os proventos dos seus próprios agentes.

Passando os anos, ocorreram inúmeras alterações na legislação, até que em 1954 (9), foi introduzido na legislação o sistema de desconto na fonte do tributo incidente sobre os rendimentos do trabalho assalariado. (10)

Após vinte anos de regime democrático veio o golpe militar – que em 24/01/1967 promulga uma nova Constituição, e o Sistema Tributário passou a ter um capítulo específico – de sorte que a redação relativa ao Imposto de Renda foi prevista da seguinte forma:

Art.22 - Compete à União decretar impostos sobre:

IV – rendas e proventos de qualquer natureza, salvo ajuda de custo e diária pagas pelos cofres públicos. (Grifos Nossos)

No passar de apenas dois anos, veio a Emenda Constitucional nº1/1969 que alterou o texto Constitucional de forma substancial, e a redação passou a ser:

Constituição de 1967, emendada pela Emenda nº1/1969. e demais Emendas até a número 27.

Art.21. Compete à União Instituir Imposto sobre:

IV – renda e proventos de qualquer natureza, salvo ajuda de custo e diárias pagas pelos cofres públicos na forma da lei.(Grifos Nossos)

Verificamos que na redação da Emenda nº1/69 relativa ao texto originário percebe-se que as ajudas de custos e diárias pagas pelos cofres públicos para “deputados, juízes, agentes públicos etc; não estavam gravadas pelo Imposto de Renda, nos termos da lei. Essa previsão trouxe uma brecha para muitos ‘principalmente deputados, funcionários públicos, etc’ não pagarem o referido imposto. Trazendo as cifras para os dias atuais, o cidadão ganhava por exemplo R$6.000,00. Só que o valor considerado salário era de R$1.000,00, como ajuda de custo tinha-se R$3.000,00 e como ajuda de diária recebia R$2.000,00. Sendo assim, muitos fugiam da exação. Criaram-se no Brasil dois tipos de cidadão, qual seja, aqueles que pagavam Imposto de Renda, e aqueles que não pagavam Imposto de Renda.

Destarte, a Carta de 1988 – promulgada em 05/10/1988 - acabou com tudo isso, ou seja, a Constituição Federal de 1988 trouxe novidades relativas ao Imposto de Renda, vejamos:

Art. 153 - Compete à União instituir impostos sobre:

III - renda e proventos de qualquer natureza;

§ 2º - O imposto previsto no inciso III:

I - será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei;

II - não incidirá, nos termos e limites fixados em lei, sobre rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão, pagos pela previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a pessoa com idade superior a sessenta e cinco anos, cuja renda total seja constituída, exclusivamente, de rendimentos do trabalho.

* Inciso II revogado pelo art. 17 da Emenda Constitucional nº 20 de 15 de Dezembro de 1998.

Analisando o supratranscrito dispositivo constitucional, percebemos com hialina clareza – relevante inovação nas linhas da nova Carta política, qual seja: a Carta Republicana outorgou competência impositiva à União para instituir Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, de sorte que – a referida imposição deverá ser informada pelos critérios da Generalidade, Universalidade, e Progressividade na forma da lei.

Isso significa que o Imposto de Renda deverá incidir sobre todas as espécies de rendas e proventos de qualquer natureza (generalidade (11)), auferidas por todas as pessoas – observados os limites da própria competência tributária (universalidade) e que, quanto maior o acréscimo de patrimônio, maior deverá ser a alíquota aplicável (progressividade).

De toda sorte, ressaltamos que o constituinte originário exigiu que o legislador ordinário, ao exercer a sua competência tributária(12) atinente ao Imposto sobre a Renda, tribute as rendas e os proventos de qualquer natureza de forma geral e não seletiva (13), isto é, sem qualquer diferenciação entre as espécies de renda ou proventos, em decorrência da origem, natureza ou destino.

No mesmo sentido, prescreve a Carta Magna que todas as pessoas, físicas ou jurídicas, devem contribuir para os cofres públicos a título de Imposto de Renda, ou seja, que a tributação deve abarcar, em geral, todos aqueles que auferiram renda ou proventos de qualquer natureza (14).

Por fim, determina o constituinte que a tributação do Imposto Sobre a Renda se faça de forma progressiva, vale dizer, quanto maior a renda, maior a alíquota do imposto.

Destarte, a relevância destes princípios no conceito de renda, pode-se dizer que o princípio da generalidade, o Imposto de Renda deve incidir sobre todas as rendas auferidas pelos contribuintes no período–base, ou seja, entrelaçando-se no critério material da Regra Matriz do Imposto de Renda; respeitado igualmente o princípio da capacidade contributiva (mínimo vital) e excetuados os casos de isenção, os quais devem ser devidamente justificados em face dos princípios constitucionais, já que o princípio geral é o da universalidade.

O princípio da universalidade (art.153, §2º, I) decorre do princípio da isonomia. Na verdade, ele não é mais do que uma aplicação desse princípio ao Imposto de Renda. Significa simplesmente que o Imposto de Renda deve incidir e ser cobrado, tanto quanto possível, de todas as pessoas. O princípio da universalidade encontra-se no critério pessoal da Regra Matriz da Incidência Tributária.

O princípio da progressividade (15) (art.153, §2º, I), no entanto, também é uma decorrência do princípio da isonomia. Está, porém relacionado com os princípios da capacidade contributiva e da pessoalidade. Esse princípio determina a existência de diversas alíquotas para o Imposto Sobre a Renda, de acordo com a faixa de renda do contribuinte. Assim o valor a ser pago a título de Imposto de Renda oscilara não somente com a variação da base de cálculo, mas também com a variação da alíquota; neste caso a correlação se faz com o critério quantitativo da Regra Matriz da Incidência Tributária, ou seja, quanto maior a renda do contribuinte, maior será a base de cálculo do tributo e, igualmente, maior será a alíquota sobre ela incidente.

-------------------------------------------------------------------------------- (1) Ainda hoje, em pleno século XXI, pelo menos no Brasil, partindo de uma análise pragmática desse imposto, pode-se dizer sem a menor possibilidade de erro que nunca existiu “principalmente na tributação das pessoas físicas” verdadeiro Imposto de Renda, e sim, Imposto sobre os rendimentos; sobre o tema, ver artigo de nossa autoria publicado no boletim IOB Comenta ano III – Edição nº 36, expedida na 1º semana de setembro/2001, pagina nº 4; trabalho também publicado em nosso site www.tributo.net.

(2) Djalma de Campos (O Doutor Henry Tilbery e o Imposto de Renda, 1994) fala em Décima Scalata, enquanto Rubens Gomes de Sousa (Imposto de Renda, 1955) fala em Décima Scalinata, para referir-se ao mesmo tributo.

(3) Sobre Impostos de Guerra, ver trabalho na página: www.tributo.net “em artigos publicados pelo autor”.

(4) Citação retirada de Gisele Lenke. In Imposto de Renda. Pág. 14. Editora Dialética, ano de 1998.

(5) Já nos manifestamos em notas de rodapé anterior que não acreditamos que em períodos tão distantes se cobrava de fato Imposto de Renda, acreditamos, sim, que a tributação fosse sobre os rendimentos.

(6) História dos Tributos no Brasil. Ed. Nobel. Pág. 255. Ano 2000. Realização SINAFRESP.
(7) Tratava-se de outra lei orçamentária.

(8) Vejamos o termo usado “rendimento”, ou seja, por que não renda? Desde sua instituição – o legislador pátrio sempre procurou tributar os “rendimentos” e não a renda, sendo assim as “vergonhosas” inconstitucionalidades relativas a esse tributo já começaram na sua instituição, não obstante, até o período de 1934, poder-se-ia ser concebível, pois a partir desta data, com a promulgação da CF/34 do Estado Novo de Getúlio o Imposto de Renda ganhou estatus constitucional.

(9) Gisele Lemke. Imposto de Renda. Ed. Dialética. Pág. 15. Ano de 1998.

(10) Em nossa opinião a referida exação foi feita ao arrepio da Constituição, então vigente desde 1946. Contudo, a referida exação foi aceita pela doutrina “da época” que entendia equivocadamente que renda é aquilo que a lei diz que é. “Um dos principais juristas que na época sustentou, data venia, equivocadamente esse juízo foi Rubens Gomes de Souza, jurista que no campo do Direito Tributário dispensa apresentações.

(11) Ricardo Mariz de Oliveira: “Entenda generalidade como a submissão de todos os gêneros e espécies de rendas e proventos à incidência do imposto, preceito este que se espraia por outros dispositivos constitucionais, assim como o da universalidade, que significa a abrangência do universo das pessoas adquirentes de rendas e proventos no campo da tributação”(Caderno de Pesquisas Tributárias 14/177, São Paulo, CEEU/Resenha Tributária, 1989”.

(12) A Carta Suprema não criou tributos. Realmente, estamos convencidos de que a Constituição brasileira não criou tributos, mas, apenas, discriminou competência para que a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, por meio de lei, venham a fazê-lo. Poderia, é certo, tê-lo feito, já que o poder constituinte é soberano. Preferiu, todavia, permitir que cada pessoa política, querendo, institua os tributos de sua competência. Roque Antônio Carraza, In seu Curso de Direito Constitucional Tributário, Editora Malheiros, 1999, p.334.

(13) Sobre a seletividade (sobre o IPI). Henry Tilbery. Direito Tributário Atual, Ed. IBDT e Resenha Tributária, v. 10, 1990, pág. 2969/3031. assevera: O conceito de "essencialidade" não deve ser interpretado estritamente para cobrir apenas necessidades biológicas (alimentação, vestuário, moradia, tratamento médico), mas deve abranger também aquelas necessidades que sejam pressupostos de um padrão de vida mínimo decente, de acordo com o conceito vigente da maioria. Conseqüentemente, os fatores que entram na composição das necessidades essenciais variam de acordo com o espaço (conforme países e regiões) e o tempo (grau de civilização e tecnologia).
Em um país, que se encontra em fase avançadíssima de desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a imposição seletiva sobre o consumo de função da essencialidade é um instrumento para frenar o consumo de produtos indesejáveis ou ao menos necessários e liberar forças para investimentos merecedores de apoio, e ao mesmo tempo, constitui instrumentalidade para nivelar diferenças excessivas no consumo de diversas classes em diversificadas zonas e alcançar a meta de redistribuição de rendas e maior aproximação da Justiça Fiscal.

(14) Roberto Quiroga Mosqueira. In: Tributação no Mercado Financeiro e de Capitais, p. 170. Ed. Dialética, 1999.

(15) Marcelo Magalhães Peixoto, In Rerpertório IOB de Jurisprudência nº 2/2002 – 2º quinzena de janeiro/2002. (O Critério Quantitativo do Imposto de Renda da Pessoa Física) assim ressalta: “Com relação ao Imposto de Renda e suas respectivas alíquotas, SACHA CALMON NAVARRO COELHO professora que: “o Imposto de Renda, propriamente dito, conhece três repartições: o IR das pessoas jurídicas, o IR das pessoas físicas, o IR incidente nas fontes”. (Destaques Nossos). Segue o professor da escola de Minas: “o imposto de renda das pessoas físicas, por ser o mais sensível às gentes, está se encaminhando para a simplificação e a praticibilidade, ainda que com sacrifício de alguns princípios jurídicos caros, quais sejam, o da progressividade e o da capacidade contributiva” (Destaques Nossos).(in Comentários à Constituição de 1988 – Sistema Tributário – 8º edição – Editora Forense- pág. 353.). Em oposição à respeitável doutrina, PAULO AYRES BARRETO em trabalho recente efetua as seguintes refutações:“é tradição no direito brasileiro, na definição da alíquota desse imposto em relação às pessoas físicas, a estipulação da chamada “parcela a deduzir[1]”. (Destaques Nossos); e continua Paulo Ayres; “o conjugarmos alíquota e parcela a deduzir surge, ao lado da alíquota nominal, a alíquota efetiva, aplicável a cada caso concreto, evidenciadora de inequívoca progressividade”. (Imposto de Renda e Preços de Transferência. Editora Dialética, 2001. Pág. 95).

COMO DECLARAR

As opções para entrega da declaração de isento são as seguintes:

#

Internet: O contribuinte pode acessar a página da Receita Federal para fazer sua declaração: www.receita.fazenda.gov.br, com a utilização da opção disponível em Declaração Anual de Isento - 2004.

As pessoas físicas detentoras de CPF e residentes no exterior somente poderão fazer a DAI por meio da Internet e, neste caso, será obrigatório informar o endereço completo de residência no exterior.

#

Correios:

Basta utilizar a Declaração de Isento - Via postal registrada. O declarante receberá uma comunicação postal registrada, informando a situação da sua declaração, independentemente do sucesso total ou parcial da operação. No caso de a declaração não ter sido conclusiva, a comunicação especificará, com detalhe, o que o declarante deve fazer para finalizar sua declaração. Também há a possibilidade de entrega por meio da utilização de meio eletrônico, DAI on-line, disponível em algumas agências dos Correios, próprias ou franqueadas.

#

Lotéricas:

O contribuinte pode fazer sua declaração pelo volante lotérico para captação de dados.

#

Receitafone:

É só ligar para 0300-78-0300, para ligações feitas do Brasil
Para quem está no exterior, o telefone é 55-78300-78300, com a tarifa aplicável às ligações internacionais. O número do exterior serve apenas para as pessoas físicas que estejam em trânsito no exterior e que são residentes no Brasil.
Ao utilizar o Receitafone, o declarante deve ficar atento ao número de sua declaração, que é informado ao final do processo, e anotá-lo, para futura referência.

#

Banco do Brasil:

Os correntistas do Banco do Brasil poderão fazer a DAI para si próprio ou para terceiros, com débito direto em sua conta corrente, em qualquer terminal de auto-atendimento do Banco do Brasil.

#

Banco Popular do Brasil:

A entrega, por meio eletrônico, poderá ser feita por intermédio de parcerias com estabelecimentos comerciais (supermercados, lojas, farmácias, etc.), os quais atuarão como correspondentes bancários.

A relação de endereços dos pontos de atendimento do Banco Popular do Brasil está disponível no site www.bancopopulardobrasil.com.br e pelo serviço 0800-7292929.

Cunhado :

é a maneira mais comum no Brasil de dar tratos ao seu imposto, quem é que não tem um cunhado, metido a sabido em matéria de I.R., quem?
ela faz por meio eletrônico e depois fala que foi ao banco e pegou fila., diz que tem que escorregar uma graninha, pois achou uma brecha no imposto e tá de olho na (sua) restituição...

CPF CANCELADO

Quem teve o CPF cancelado fica impedido de abrir conta bancária, pedir crediário, tirar passaporte, participar de concurso público, receber prêmio de loteria, constituir empresa ou ainda ser parte em transações nos cartórios.

Para regularizar a situação, é preciso enviar a declaração em atraso à Receita pela Internet. Porém, terá de pagar uma multa.

O objetivo da Receita ao cancelar CPFs é coibir a utilização de documentos falsos ou de pessoas já mortas para fins ilícitos.

(Com informações da Agência Brasil)


Ligeirinho

No comments:

CARTA DE PRINCÍPIOS DOS TIRAS EM GERAL

CARTA DE PRINCÍPIOS DOS TIRAS

EM GERAL



1. Somos um bando de insubmissos, insubordinados, insolentes.
2. Deixamos marcas quase imperceptíveis, sub-reptícias, indeléveis.
3. Não compramos não nos vendemos, não trocamos, não calamos.
4. Não nos responsabilizamos por lapsos individuais de lucidez. Nem coletivo.
5. É raro recusarmos um convite para jantar.
6. À noite, ou não, também dormimos, como toda a gente.



Pensamento do dia



( Ordem do dia )



«A polícia completa será aquela que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Não desanimem, “soldados, só vos faltam às qualidades».



TOP CAT

TOP CAT
TOP CAT

Followers


Assista um belíssimo vídeo sobre Natal, a Noiva do Sol, a Rainha das Dunas.

RIO GRANDE DO NORTE

Fotinhas do ligeirinho, para vê-las. clique na parede da foto da Base Aérea Naval - Truman Annex.

NOTÍCIAS POLICIAIS

Loading...
More about the Blog Bar

POLICIAL

Loading...
More about the News Bar

FALAR

FALAR
“Às vezes é melhor ficar calado, e deixar que as pessoas pensem que você é um imbecil do que falar e acabar de vez com a dúvida.”

FREIO DE MANO

FREIO DE MANO
EQUIPAMENTO ORIGINAL

I am a cop I am not a writer

Hey all,

What’s up folks

I started my first and only blog a little over a year ago. It's
really more of a photo blog than a regular blog. I'm a Police Detective Investigator,
and I use my photo blog to keep people up to date on what I've been up
to politely.

Now that it's been awhile, I wanted to take stock of what I've done and you too buddy
and get some opinions. So, tell me what you think. About the
layout. About my photos, because I am an addict traveler, and I have shouted many picks.

I an not a good writer, as you will see.

If you want, please leave a comment in my pages, if anonymous I will understand it.

The quality photography’s blog is not a professional service; I am an amateur’s

Photographer. What do you think?


I could improve on. ?

What do you like and dislike?

Thanks so much!

Ligeirinho

Badge 6125

Totus tuus Cinema do Lija

YES, we Créu!

Polícia Civil

Polícia Civil

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS (SALVO EXCEÇÕES ESPECIAIS), NÃO SERÃO CONSIDERADOS, MESMO QUE NÃO SE ENCONTRE ATIVADA A MODERAÇÃO DOS MESMOS, NUNCA SE SABE...EU ANDO ARMADO COM UMA 45.

INVESTIGADOR DE POLÍCIA

INVESTIGADOR DE POLÍCIA
INVESTIGADOR DE POLÍCIA

PARA PUBLICAR AQUI NO BLOGUE DO LIGEIRINHO


O interessado deverá enviar via correio para o endereço
NW 3929 Northwest 79th Avenue
Miami, FL 33166, USA
(305) 477-8118‎
(305) 599-9363‎ - Fax
,
Ou para a Delegacia de Polícia do Jardim Chove Balas,também conhecido como Delegacia de Polícia do Vietnam, na Rua Itapicuru, 80 , Bairro Perdizes, Sao Paulo, SP CEP: 05006000. phonefax (5511)3864 5439 - (5511) 3864 5265 caso tenha interesse pode enviar e-mail para ligeirinho59@gmail.com colocar o título da matéria, com o assunto em tela, denuncias, piadas artigos de interesse policial ou de relevância, tudo para ser publicado no blogue do LIGEIRINHO

REGRAS DE PUBLICAÇÃO:
1. Todos os artigos assinados serão publicados, sem exceção.
2. É óbvio que após a sua matéria for ao ar, você é o responsável pelo teor do artigo assinado por você.
3. O administrador não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo dos artigos anônimos, por isso eu algumas vezes não os publico, caso queira le-los venha ao Jardim Chove Balas, eles estão arquivados.
4. Os artigos não assinados serão submetidos a uma revisão legal, podendo ser ou não publicado.

5. COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS (SALVO EXCEÇÕES ESPECIAIS), NÃO SERÃO CONSIDERADOS, MESMO QUE NÃO SE ENCONTRE ATIVADA A MODERAÇÃO DOS MESMOS, NUNCA SE SABE...EU ANDO ARMADO COM UMA 45.

LIGEIRINHO59@GMAIL.COM

PEOPLE ON LINE

TRUMAN ANNEX NAVAL BASE

A Verdade do Dia

Escrivã de Polícia uma eterna incompreendida

Escrivã de Polícia uma eterna incompreendida
Na foto não é possível ver a bola de ferro atada a corrente numa ponta e ao pé da mesa, na outra ponta

Caça-Otários

Caça-Otários
A sorte está solta

AVISO AOS NAVEGANTES

AGRADECE O RESPONSÁVEL DESTE BLOGUE QUE NÃO PROSSIGA NO MESMO EM CASO DE SER MILITANTE DO PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB- .
AO CONTINUAR A SUA VISITA A ESTE BLOGUE ASSUME NA ÍNTEGRA A SUA OPÇÃO.
CASO VOCÊ SEJA UM CADEIRANTE, OU RECOLHA OU ATÉ MESMO UM DELEGAY OU INVESTIGAY...MODERE SUA LINGUAGEM...SENHORITAS VEM AQUI DE QUANDO EM QUANDO TENTAR ARRUMAR UM BOM PARTIDO.

Vem cá moleque

Vem cá moleque
Vem cá moleque

Marmitex quentinha, nem pensar...Pão e água...umas batatinhas de consolo e olhe lá!

Marmitex quentinha, nem pensar...Pão e água...umas batatinhas de consolo e olhe lá!

Meus visitantes pelo mundo

Meus visitantes pelo mundo
Everybody hates me

Direto do beco da bosta, no Maranhão...

Direto do beco da bosta, no Maranhão...
Beco da bosta é um logradouro público Algumas ruas e becos, recobertos por pedras de cantaria, chamam a atenção dos visitantes pelos nomes exóticos e engraçados que têm. Imagina você andando pela Rua do Giz, Rua da Inveja ou Rua dos Afogados? E pelo Beco da Presa, Beco da Bosta, Beco do Caga-Osso ou Beco do Quebra-Bunda? Cada um desses nomes tem uma razão de ser, tem sempre uma história para contar. Eu conheço todos estes logradouros...mas o mais legal é tomar um drink na Praia do Calhau com o amigo E. Lobão!

Popular Posts

P.C.C. - C.V.

P.C.C. - C.V.
PISCINA CHURRASCO E CERVEJA & COCO COM VODKA

Total Pageviews

ligeirinho-ligeirinho é um blogue de opinião, crítica, humor, coisinhas de menos importância e...

"ligeirinho-ligeirinho é um blogue de opinião, crítica, humor, coisinhas de menos importância e outros assuntos e afins, têm também boas e más notícias para os leitores deste espaço policial. Quem pretender servir-se deste espaço para falar mal de outrem, trazer discórdia, insultar, ofender, xingamentos, caluniar ou instigar à violência de um modo geral e mesmo particular, não se dê a esse trabalho, os comentários talvez nem sejam publicados, desculpe, mas é assim.”



APOIO

A TODOS OS VERDADEIROS POLICIAIS E COLABORADORES, QUE ABOMINAM ESTE GOVERNO E QUEM O APOIA, SEJAM DESDE JÁ MUITO BEM VINDOS AO LIGEIRINHO-LIGEIRINHO,O AMIGO DAS PRIMAS.

Pages

Gente boa, são os meus trutas...

Gente boa, são os meus trutas...
Gente Coisa é outra fina

AQUI NAO ACEITAMOS DESAFORO

AQUI NAO ACEITAMOS DESAFORO
Língua não tem osso

Polícia Civil

Polícia Civil
QUADRO DE AVISOS

Ser investigador de Polícia é...

Ser investigador de Polícia é...

RULES OF PUBLICATION:

1. All signed articles are published, without exception. 2. It is obvious that after the matter goes live, you are responsible for the wording of Article signed by you. 3. The administrator assumes no responsibility for the contents of the anonymous articles, so I sometimes not the public, if you want to read them come the rains Garden bullets, they are filed. 4. The unsigned articles will be subject to legal review and may be published or not. 5. COMMENTS OF ANONYMOUS (EXCEPT SPECIAL EXCEPTIONS) SHALL NOT BE CONSIDERED, EVEN IF NOT FIND THE TEMPERANCE ENABLED THEM, NEVER KNOW ... I WALK ARMED WITH A 45.

These Words

These Words
Total Madness

LIGEIRINHO

Lija's contact

Este espaço pretende ser familiar, policial civil e policial militar, que senta a pua em quem servir a carapuça (sejam eles quem forem)!

E que as pulgas de mil camelos infestem o cu daquele que estragar seu dia e que os braços sejam muito curtos para coçar, aqui, fala-se besteira de teor moderado, não se assunte. Algumas das imagens e textos (sempre que possível com a identificação do autor) utilizados neste blogue são provenientes de várias fontes, designadamente, órgãos de comunicação social, sites, blogues e motores de busca.

Algumas as quais eu pago para ter os direitos das imagens e dos textos. E se alguma entidade se sentir lesada ou não Permitir a utilização de algum conteúdo, e se o conteúdo for de alguma forma protegido, ou se estiver em desacordo às regras de sites & blogues, comunique-me, por favor, e o mesmo será prontamente retirado.

O mesmo vale para a citação, ainda que devidamente identificada e aqui postada através de um link, seja de notícias ou outros textos publicados no universo blogger.

However...entretanto, fiquem a vontade pois, em último caso, eu apago a postagem do blogue - Atendendo a pedidos da comissão de advogados do sindicato dos investigadores de polícia do Estado de São Paulo, prometo maneirar…Lá não agüentam mais me defenderem, às custas da minha mensalidade.

PARA EVENTUAIS CONTATOS, ligeirinho59@yahoo.com


lija

Need to make a Collect Call?


If you are looking to make a collect call (Reverse Charge) to the USA, Canada, Mexico, United Kingdom or Germany, you have come to the right place. With 1-800-Call-4-Lija Collect Call Service, you can save up to 60 percent.



How to make a Collect Call?

  1. Pick up the telephone receiver, listen for dial tone, then dial 1-800-81361600-5452.
  1. At the tone press 1 for a Collect Call.
  1. Enter the Area Code and Number you wish to call.
  1. At the tone, Speak your Name.

Alternate calling options:



Use your Local Calling Card, Visa card, Master Card, American Express, Diners Club, JCB, Carte de Blanche or Discovery card to place discounted calls with 1-800-Call-4-Lija.


Need to make a collect call to a Cell Phone?



If you are looking for a way to place a call to a cell phone, you have come to the right place. With 1-800-Call-4-Lija, you can call a cell phone and they can be charged via Text Collect Services.



How to make a Cell Phone Collect Call?

  1. Pick up the telephone receiver, listen for dial tone, and then dial 1-800-81361600-5452.
  1. At the tone press 1 for a Collect Call.
  1. Enter the Area Code and Number you wish to call.
  1. At the tone, Speak your Name.

Alternate calling options:



Use your Local Calling Card, Visa card, Master Card, American Express, Diners Club, JCB, Carte de Blanche or Discovery card to place discounted calls with 1-800-Call-4-Lija.



Need to make a call using your Credit Card?



If you are looking for a cheap way to make a call with a credit card (Debit Card), you have come to the right place. With 1-800-Call-4-Lija Collect Call Service, you can save up to 60 percent.



How to make a Calling Card (Debit Card) Call?

  1. Pick up the telephone receiver, listen for dial tone, and then dial 1-800-81361600-5452.
  1. At Prompt, Enter your Credit Card Number
  1. Enter Expiration Date (MMDD) (2 digits Month + 2 digits Year)
  1. Enter Your Billing Zip code (International Cards need to Press Zero for an operator)
  1. Enter Security Code
  1. Enter the Area code and Number you wish to call (For International: Dial 011+Country code + Number)
  1. Hold while your call is placed

We except Visa card, Master Card, American Express, Diners Club, JCB, Carte de Blanche or Discovery.



Para Espanol clique aqui #

Para Árabe clique aqui #

Para Alemão clique aqui #

信心 xin4 xin1…………#

e ( ren2, ....)…….#



PORCO ESPINHO MALANDRO

PORCO ESPINHO MALANDRO
E quando paga, o faz com cheque sem fundos...

LIVE BLOG STATS

FRIEND CONNECT

RADAR STATS

ALÔ ALÔ

ALÔ ALÔ
ALÔ ALÔ

Cacarécos & coisas e trecos dos tiras em geral

Cacarécos & coisas e trecos dos tiras em geral
Não saia de casa sem ela

Smile, you are on candid camera

Blog Archive

Agora, para todo o planeta, via satélite

Agora, para todo o planeta, via satélite

CITRUS SINENSIS

CITRUS SINENSIS
LARANJA NÃO VAI PRA CADEIA !

Search This Blog

Bem-vindo ao e-mail boletim Ligeirinho.com!

Bem-vindo ao e-mail boletim Ligeirinho.com!

Este boletim reúne alguns dos artigos, fotos, enquetes e outras informações que tenha sido publicada no site www.ligeirinho-ligeirinho.blogspot.com ao longo da última semana ou assim. Não se esqueça de visitar o site www.ligeirinho-ligeirinho.blogspot.com de checkout no nosso arquivo de artigos, páginas de informações úteis, anúncios classificados, serviços, fórum e outras páginas inclusive o banco de permutas. Então leia sobre e nós esperamos que você aproveite o boletim. Como sempre, se você tiver quaisquer comentários, como o que você gostaria de ver mais ou menos no site ou newsletter, não hesite em contactar-me ligeirinho59@yahoo.com.
Por favor, note que, embora não estejamos em São Paulo, o site e o boletim são para todos os policiais do Brasil e demais leitores e convidados. Estamos particularmente interessados em ouvir as pessoas de fora da cidade de São Paulo, especificamente os policiais de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Nordeste, então se você gostaria de escrever sobre suas experiências ou qualquer assunto relacionado ao Brasil ver o nosso pedido de "escritores do artigo" abaixo, tais como o Glácio, de Natal no Rio Grande do Norte, o Antonio Rosendo de Lisboa, Portugal o Alexandre Félix Campos de São Paulo, o Investigador Leonel do Amazonas, o comissário Manoel, a Injuriada, o Georges Habib O Fatal dentre outros que preferem ficar com os seus codinomes...e os que preferem ficar totalmente escondidos.
Se você está interessado em saber a origem por trás do nome do site, então ligue para 084 8745 3503 e fale com o Ligeirinho

Welcome to e-mail newsletter Ligeirinho.com!
This report brings together some of the articles, photos, polls and other information that has been published on the site www.ligeirinho-ligeirinho.com over the last week or so. Do not forget to visit the site www.ligeirinho-ligeirinho.com checkout our archive of articles, pages of useful information, classified ads, services, forum and other pages.
So read on and we hope you enjoy the newsletter. As always, if you have any comments, as you would like to see more or less in the site or newsletter, do not hesitate to contact me ligeirinho59@yahoo.com.
Please note that although we are not in Sao Paulo, the site and newsletter are for all Brazil's police and other readers and guests. We are particularly interested in hearing from people outside the city of São Paulo, specifically the police in Sao Paulo, Rio de Janeiro and the Northeast, so if you would like to write about their experiences or any subject related to Brazil see our request for "Article Writers" below, such as Glácio of Natal in Rio Grande do Norte, the Rosendo Antonio from Lisboa, Portugal Alexandre Félix Campos from Sao Paulo, Leonel Investigator from the Amazon, the Commissioner Manuel, the injured, the Georges
Habib The fatal among others and those who prefer to remain hidden.
If you are interested in knowing the origin behind the name of the site, then call 084 8745 3503 and talk to Ligeirinho

Odometro


View My Stats

TAGS

Tags

Tic Tac, todo mundo sabe o que significa, Tico e Teco todos os conhecem, eles são os Neurônios das Loiras e as TAGs o que São?



Neste campo, chamado de 'nuvem de tags', na maioria dos blogues, tais como o blogue do ligeirinho.com, traz uma nova forma de navegação para o conteúdo de notícias e com a cara do seu jornal na internet. Além de navegar pelas listas de matérias nos tópicos policiais, por assunto, o leitor pode simplesmente clicar em uma tag e ver todas as matérias relacionadas com aquele assunto. Por meio destas tags, ou palavras-chave, os internautas que escrevem neste blogue classificam as matérias segundo temas específicos.
E é a partir delas que o sistema do novo blogue do ligeirinho faz a devida separação, combinando as chamadas tags.
Isso faz com que assuntos mais freqüentes sejam destacados, aparecendo com um tamanho de texto ou mesmo com cores diferentes.
É o jeito do lija de fazer mais para você, de um modo simples e intuitivo de saber quais são os assuntos mais quentes do dia-a-dia das delegacias e departamentos de polícia, com apenas uma passada d’ olhos. Além disso, é por meio das tags que o leitor deste blogue encontra outros materiais disponibilizados em outros blogues, tipo blogue do Investigador de Polícia, do Flávio Lapa Claro, blogue Flitparalisante, do Delegado Roberto Conde Guerra, blogue do Doutor Protógenes, Delegado de Polícia Federal, tudo de acordo com o seu gosto e interesse, basta clicar nas tags AH a propósito eu ia fazer um auto elogio, mas ainda em tempo me lembrei de que elogio de boca própria é vitupério.

HERE I HAVE SASTIFACTION AND PLEASURE TO PUBLISH YOUR COMMENTS

Here at Ligeirinho's blog, I and others who write here, we all have the great pleasure and great satisfaction and pleasure to publish your comments.

But, however, here however we reserve the right to reject texts with foul language with profanity or offensive language, or words of profanity.

As we pass one or the other, since that is part of the context.

Comments are the sole responsibility of their authors and do not reflect the views of this blog, even as we are not beasts. (Idiots)

aqui nos temos o prazer e a satisfação em publicar...

Aqui no blogue do ligeirinho, eu e os demais que aqui escrevem, todos nós temos o imenso prazer e a maior satisfação e o maior prazer em publicar seus comentários.
Mas, porem, entretanto aqui reserva-mos o direito de rejeitar textos com linguagem chula, com termos ofensivos ou obscenidades, ou com palavras de baixo calão.
As deixamos passar uma ou outra, desde que faça parte do contexto.
Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blogue, mesmo porque nós não somos bestas.(Idiotas)

REVOLVER

REVOLVER
REVOLVER

ESTOU CAGANDO

ESTOU CAGANDO
ESTE BLOGUE ESTÁ-SE A CAGAR...PARA QUEM DELE NÃO GOSTAR

Welcome to the blog page for "LIGEIRINHO"!

Welcome to the Technorati blog page for "LIGEIRINHO"! This page features information about the blogs that are in Technorati's community. Are you a reader or a fan of this blog? Have something to say about this blog? Write a review or a comment about it! You can write a review that will appear right here and, if you choose, in your twitter stream as well.


Você é um leitor ou um fã deste blog? Tem algo a dizer sobre este blog? Escreva uma resenha ou um comentário sobre ele! Você pode escrever uma resenha que vai aparecer aqui e, se você escolher, em seu fluxo twister também.

Vai lá no site

Help o lija

Help o lija

Conhecida como coração de mãe, sempre cabia mais um!

Conhecida como coração de mãe, sempre cabia mais um!

R.U.P.A.

R.U.P.A.

CAMBIO DE 3 MARCHAS NO VOLANTE, BOTÃO DE SIRENE NO PÉ!

CAMBIO DE 3 MARCHAS NO VOLANTE, BOTÃO DE SIRENE NO PÉ!

Chefia, liga o ar condicionado!

Chefia, liga o ar condicionado!

(EU ESTAVA LÁ e eu deixei o meu recado)

(EU ESTAVA LÁ e eu deixei o meu recado)
Tava só dando um tapinha, quando eu percebi, tinha um monte de tira,pra tudo que é lado...

About Me

My photo
Extremoz , RIO GRANDE DO NORTE , Brazil

CALMA TIA , ESTAMOS DE GREVE

CALMA TIA , ESTAMOS DE GREVE
O SÉRPICO ESTAVA LÁ...né Tia?

Prainha do Ligeirinho - Extremoz,RN